Destaques

segunda-feira, 11 de abril de 2016

MCTI apoia criação de rede global de pesquisadores em segurança alimentar

Objetivo é reforçar o compromisso dos países com a nutrição, unindo governos e sociedade civil para acelerar as metas definidas em foros internacionais. Lançamento da rede será no Instituto de Pesquisas da Amazônia.
Pesquisadores se reúnem no Inpa para discutir a criação da Rede Global de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Crédito: Divulgação / FAO
Pesquisadores de diversos países se reúnem nesta terça e quarta-feira, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM), para discutir a criação da Rede Global de Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Liderada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), das Relações Exteriores (MRE) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o objetivo da rede é reforçar o compromisso político global com a nutrição, aumentando os recursos investidos e reunindo governos e sociedade civil para acelerar o cumprimento das metas definidas em foros internacionais.
"Essa reunião será para pensarmos uma forma de implementar a rede que vai congregar instituições de pesquisa e pesquisadores do mundo todo. Temos que colher subsídios para, justamente, ver qual é a melhor forma de implantar esse rede mundial de soberania e segurança alimentar", afirmou o diretor de Ações Regionais para Inclusão Social do MCTI, Osório Coelho.
Segundo ele, a expectativa é que a rede de pesquisadores estimule o compartilhamento e a disseminação do conhecimento científico, técnico e tecnológico em segurança alimentar e nutricional com as políticas públicas desenvolvidas em diversos países. "Queremos criar uma plataforma para receber contribuições e práticas de pesquisadores e instituições do mundo todo. Com esse intercâmbio, a gente faz com que pesquisadores de determinado país conheçam ações de outros nos quais eles não têm ainda muita atuação", avaliou Osório.
O encontro renovará o compromisso do Brasil com a segurança e a soberania alimentar e a promoção dos mecanismos de implementação das metas globais de nutrição, a fim de melhora-la, especialmente na infância, por meio de políticas públicas com impacto comprovado.
O evento está aberto para participação e a inscrição pode ser feita aqui. Consulte ainda os Termos de Referência do evento e asinformações logísticas, caso tenha interesse em participar.
Fonte: MCTI

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda