Destaques

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Cadastro Nacional fornece dados atualizados sobre especialidades por todo Brasil

Para ampliar o acesso da população às informações sobre em que cidade atuam os médicos especialistas em pediatria, geriatria, oftalmologia, ortopedia entre outras; foi criado o Cadastro Nacional de Especialistas.

A ferramenta compila em um único banco de dados as informações de diversos órgãos e instituições de ensino sobre os serviços de atenção especializada pelo Brasil.

Previsto na Lei do Mais Médicos e instituído por meio de decreto em setembro de 2015, o Cadastro Nacional de Especialistas reúne em uma plataforma virtual os dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB), do Ministério da Educação e de Instituições de Ensino Superior.

 Esse cruzamento de dados é constantemente atualizado e protegido por sistemas de segurança virtual, dando maior credibilidade às informações procuradas.

A busca no Cadastro Nacional de Especialistas é fácil e pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de registro. Basta acessar o site e selecionar a pesquisa, que é feita de duas maneiras:

Pela lista de especialistas, que é um catálogo completo de todos os médicos especialistas do Brasil. Essa opção pode apresentar o profissional de saúde por estado ou pela especialidade selecionada. A outra forma de busca é feita pelo nome do médico, CPF ou CRM estadual.



Além disso, a ferramenta foi elaborada para aprimorar o planejamento do Governo Federal na formação e distribuição de novos profissionais, criando estratégias para levar a todas as regiões uma quantidade mínima de especialistas em cada área, que possam atender à população local.

O CNE também auxilia o médico na atualização das próprias informações. Para isso, foi disponibilizada uma área restrita em que o médico poderá verificar e validar todas as informações que são disponibilizadas sobre ele em todas as bases de dados que foram utilizadas para construir essa plataforma.

Para mais detalhes sobre a utilização do Cadastro Nacional de Especialistas, basta acessar o manual de uso.

Reportagem, Janary Damacena.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda