Inscrições vão até 12 de maio; oficinas de trabalho começam no dia 07 de junho e têm o objetivo de orientar gestores e farmacêuticos quanto à elaboração das propostas
Estão abertas até 12 de maio as inscrições do processo seletivo para o Ministério da Saúde apoiar projetos de assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos na região Norte do Brasil. As oficinas de trabalho, que têm como público alvo gestores e farmacêuticos, pretendem orientar profissionais na elaboração das propostas. Os encontros acontecerão entre 07 e 14 de junho nas capitais Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Palmas (TO).
A região Norte possui atualmente seis projetos da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos financiados pelo Ministério da Saúde. Até o ano passado, foram 78 projetos apoiados em todo o país. Os interessados poderão se inscrever neste endereço. As vagas para participação nas oficinas são limitadas; o custeio de passagens e diárias fica sob responsabilidade do Ministério da Saúde.
Mais informações estão disponíveis no regulamento do edital (acesse aqui) ou com a equipe da Coordenação Geral da Assistência Farmacêutica Básica no endereço eletrônico fitodaf@saude.gov. br.
PROGRAMA NACIONAL – Desde 2012, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, investiu mais de R$ 30 milhões em 78 projetos de plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito do SUS.
Os projetos têm o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva nos municípios, estados e Distrito Federal, especialmente a oferta de fitoterápicos aos usuários do SUS. Os 78 projetos que já receberam recursos federais estão distribuídos por todas as regiões do país e foram estruturados a partir dos editais do Ministério da Saúde. Até o momento, são 31 iniciativas de arranjo produtivo local, 44 de assistência farmacêutica e três de desenvolvimento e registro sanitário de medicamentos fitoterápicos da Relação Nacional de Medicamentos (Rename) por laboratórios oficiais públicos.
NAS FARMÁCIAS - Atualmente, o mercado brasileiro comercializa diversos medicamentos fitoterápicos, simples e associados, com atuação em várias áreas do organismo humano. Para o Sistema Nervoso Central, por exemplo, são comercializados a Passiflora sp., Valeriana officinalis, Hypericum perforatum, Piper methysticum e Melissa officinalis.
Os produtos fitoterápicos e plantas medicinais, assim como todos os medicamentos, são testados para o conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, e também para garantir a qualidade do insumo. Cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e às Vigilâncias Sanitárias Municipais e Estaduais o controle desses medicamentos.
Por Gabriela Rocha, da Agência Saúde
0 comentários:
Postar um comentário