O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) inicia, nesta sexta-feira (5), as comemorações dos 75 anos da instituição, com um almoço voltado a colaboradores e autoridades. Na ocasião, o diretor-presidente da instituição, Júlio Felix, vai apresentar um balanço das atividades da organização nos últimos anos e as perspectivas futuras da entidade. No evento, será lançado ainda o Museu Virtual da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Augusto Enrietti, que resgata a memória da instituição.
O Tecpar está se preparando desde o segundo semestre de 2014 para chegar aos 75 anos, marco que será atingido no dia 6 de junho do ano que vem. Fundado em 1940 como Laboratório de Análises e Pesquisas, a instituição tinha a sua frente o jovem cientista Marcos Augusto Enrietti, médico veterinário que idealizou o instituto.
Para relembrar a história do Tecpar, suas conquistas e seus desafios, serão homenageados o fundador do instituto, Marcos Augusto Enrietti; Edmundo Reichmann, diretor-presidente que foi protagonista na consolidação do acordo entre Brasil e Japão, que resultou na inauguração do Centro de Tecnologia Industrial Brasil/Japão, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC); José Richa, em cujo governo o Centro de Tecnologia Industrial foi inaugurado; e Salvador Fernandes Netto, engenheiro químico que ingressou na instituição em 1947 e foi diretor técnico do instituto entre os anos de 1987 e 1994. O evento homenageará ainda os dez colaboradores com mais tempo de casa.
Nestes últimos 75 anos, o Tecpar se expandiu e hoje tem dois campi em Curitiba, um na Cidade Industrial e outro no bairro Juvevê; um em Araucária, na região metropolitana de Curitiba; um em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e três em Maringá, estando um deles em obras.
O diretor-presidente ressalta que o que dá sustentabilidade às ações do Tecpar são os quatro pilares sobre os quais a organização está baseada: Soluções Tecnológicas, Biotecnologia, Empreendedorismo Tecnológico Inovador e Educação. “Nesses últimos 75 anos, a atuação do pequeno laboratório que originou o Tecpar se expandiu e hoje coloca a organização como referência no estado e no país na execução de suas atividades como centro de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Inovação esta que está no cerne de nossa plataforma tecnológica e que permeia os quatro pilares que sustentam a nossa organização”, salienta Felix.
Além dos homenageados e da diretoria executiva da instituição, já confirmaram presença as seguintes autoridades: o governador Beto Richa; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; os deputados estaduais Cantora Mara Lima e Felipe Francischini; o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, Jandir Alexandro Anghinoni; e o Vereador de São José dos Pinhais, Tadeu Afonso Camargo.
Museu Virtual
Para marcar o início da celebração dos 75 anos da instituição, o Tecpar lança, na mesma ocasião, o Museu Virtual da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Augusto Enrietti. O museu promove um tour em 360º em galerias que reúnem equipamentos antigos usados em laboratórios, imagens que retratam a história da instituição e homenagens a ex-presidentes e pesquisadores do instituto. O museu poderá ser acessado pelo site do Tecpar: portal.tecpar.br.
História
Após ser fundado, o Laboratório de Análises e Pesquisas foi transformado, um ano mais tarde, em Instituto de Biologia Agrícola e Animal, expandindo sua atuação e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento econômico do estado. Em dezembro de 1942, o interventor Manoel Ribas assinou um decreto que alterava sua denominação para Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas, abrindo novas frentes de atuação à instituição.
A última mudança significativa aconteceu em 4 de dezembro de 1978, quando houve a troca do nome para Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a alteração da estrutura jurídica e administrativa da instituição, que ganhou status de empresa pública com personalidade jurídica de direito privado.
Serviço
Almoço em comemoração aos 75 anos do Tecpar
Data: Sexta-feira (5)
Horário: A partir das 10h30
Local: Restaurante Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5875 - Santa Felicidade)
0 comentários:
Postar um comentário