Destaques

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Missão Espanha

Empresas espanholas visitam a Funed em busca de parcerias na área de biotecnologia
A implantação de diagnóstico molecular para câncer hereditário poderá ser a primeira parceria entre a Fundação Ezequiel Dias (Funed) com uma empresa da Espanha: a AC-GEN. A empresa visitou a sede da Funed esta semana (02/12), juntamente com outras empresas espanholas da área de biotecnologia. A missão delas no Brasil, especialmente em Minas Gerais, foi realizada com o apoio da AMBIOTEC – Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia – e teve como objetivo a troca de informações, experiências e identificação de parcerias para cooperação técnica e transferência de tecnologia nas áreas de diagnóstico de doenças e ensaios de vigilância sanitária.
De acordo com o presidente da Funed, a Instituição é referência nas ações de vigilância em saúde, com serviços de diagnósticos e de análises laboratoriais reconhecidos até mesmo internacionalmente, e já está inserida no contexto da biotecnologia do país, com desenvolvimento de pesquisas científicas nessa área e de medicamentos biológicos, de alta complexidade industrial. “Este ano, regulamentamos a Lei da Inovação no âmbito da Funed e cada vez mais em busca de parcerias para transformar conhecimentos em produtos e resultados efetivos para os cidadãos. Esse tipo de parceria é muito bem-vinda”, disse o Presidente.
A visita na Funed foi dividida em dois momentos: inicialmente, os representantes visitaram os laboratórios do Instituto Octávio Magalhães (IOM) e da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD); na sequencia, houve uma palestra sobre Regulação Sanitária no SUS, ministrada por Maria Goretti, da Secretaria Estadual de Saúde. 
A Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Esther Margarida Bastos disse ter ficado orgulhosa em ver a satisfação dos visitantes em ver os trabalhos desenvolvidos na instituição. “Eles ficaram impressionados com os estudos que são realizados na Fundação envolvendo a biodiversidade brasileira, como produtos de abelhas, venenos de serpentes e plantas medicinais”, relata.
“Tenho certeza que dessa visita surgirão grandes parcerias. É importante e sempre tenho defendido que a Funed extrapole o seu ambiente e busque trabalhar de forma cada vez mais contundente a inovação aberta e a articulação para o fortalecimento de Minas Gerais como polo de biotecnologia e ciências da vida”, afirma o Presidente Francisco Tavares.
A coordenadora executiva da Ambiotec, Vanessa Silva da Silva, disse que o encontro foi muito importante para as empresas e ressaltou que a visita na Funed foi a primeira de muitas outras. “A Fundação Ezequiel Dias entrou nesse roteiro de visitas pela competência como instituição que presta serviços na área da saúde e de biotecnologia. É uma entidade que pode realizar diversas parcerias internacionais, porque tem um corpo técnico competente e tem expertise e alto nível de excelência na área laboratorial e também é parceira da Ambiotec”, disse.
Os representantes das empresas espanholas também visitaram outras empresas em BH como Hospital Risoleta Neves e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC).
Missão Espanha
A Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (AMBIOTEC) recebeu em Belo Horizonte nos dias 1 e 2 de dezembro sete empresas de Biotecnologia. Os objetivos dessas visitas foram aprender sobre o Sistema Único de Saúde do Brasil (seu funcionamento),  e uma rodada de negócios para identificar potenciais parceiros.
A Missão Espanha é uma realização da AMBIOTEC com parceria Fundação Hospitalar Estado de Minas Gerais (FHEMIG), da Prefeitura de Belo Horizonte(PBH) e Fundação Ezequiel Dias.
As empresas que estiveram representadas são: OPERON, BIOKIT, INGENASA, SECUGEN, NIMGENETICS, AC - GEN e LABGENETICS.

Fundação Ezequiel Dias - Funed
Assessoria de Comunicação Social
31 - 3314-4577

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda