A primeira encerrada no último dia 3 no âmbito do acordo de cooperação entre a FAPESP e a GlaxoSmithKline Brasil (GSK) para criação de um Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada no Brasil.
Serão aplicados recursos para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de doenças respiratórias, doenças metabólicas, imunologia-inflamação e antibacterianos-antivirais. O objetivo é estimular o avanço da pesquisa básica e o potencial desenvolvimento de fármacos que possam responder a necessidades médicas não atendidas.
O Centro ficará no Estado de São Paulo e deve começar a operar em 2015. A chamada de propostas de pesquisa está disponível em www.fapesp.br/8727 e o acordo de cooperação em www.fapesp.br/8725.
PIPE
No dia 13, encerra-se o prazo para submissão de propostas ao 4º Ciclo de Análise de 2014 do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), que apoia a execução de pesquisa científica ou tecnológica em pequenas empresas sediadas no Estado de São Paulo.
Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas de pequeno porte, com até 250 empregados, com unidade de pesquisa e desenvolvimento no Estado de São Paulo. Empresas ainda não constituídas formalmente podem apresentar propostas na condição de “empresa a constituir”, mas o empreendimento precisa estar formalizado antes da celebração do termo de outorga do apoio.
Desde julho as novas propostas são feitas somente on-line, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). Mais informações sobre a chamada estão disponíveis em fapesp.br/8774.
Newton Fund
Duas chamadas para o Newton Fund, fundo de apoio à pesquisa em ciência e inovação do governo britânico, também serão encerradas em outubro.
No dia 17 termina o prazo do edital administrado pelos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), para o qual podem ser enviadas propostas nas áreas de saúde, transformações urbanas, alimento-energia-água, biodiversidade – ecossistemas e resiliência –, desenvolvimento econômico e reforma previdenciária. Mais informações em fapesp.br/8864.
Já no dia 22 de outubro encerra-se o prazo para submissão de propostas ao Newton Fund com a British Academy, a Royal Society e a Royal Academy of Engineering, todas do Reino Unido. As instituições oferecem auxílios para a comunidade de pesquisa brasileira em ciências naturais, engenharia e ciências sociais e humanidades.
A FAPESP selecionará propostas de pesquisadores que queiram trazer cientistas visitantes do Reino Unido e de jovens pesquisadores britânicos que desejem iniciar carreira em pesquisa em instituição no Estado de São Paulo. Mais informações em fapesp.br/8952.
SPRINT e UTexas
No dia 27 de outubro, encerra-se o prazo de outras duas chamadas: para o São Paulo Researchers in International Collaboration (SPRINT), com oportunidades de colaboração internacional com diversos parceiros da FAPESP, e para projetos de pesquisa no âmbito do acordo de cooperação com a University of Texas at Austin (UTexas), nos Estados Unidos.
A FAPESP e a UTexas concederão até US$ 30 mil anuais por proposta durante o período estabelecido nos projetos selecionados, com duração máxima de 24 meses. Mais informações em fapesp.br/en/8873.
Já por meio do SPRINT a FAPESP concederá, para as solicitações aprovadas, recursos para viagens (passagens), seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Estado de São Paulo em missão científica em países parceiros. Mais informações em fapesp.br/8789.
0 comentários:
Postar um comentário