Destaques

sábado, 30 de julho de 2016

TECPAR VAI DISPONIBILIZAR VACINA CONTRA A DENGUE PARA A CAMPANHA DO GOVERNO DO PARANÁ

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai ser o responsável por garantir a disponibilização da vacina contra a dengue à Secretaria de Estado da Saúde. A campanha de vacinação foi lançada nesta terça-feira (26) pelo governador Beto Richa. O Paraná é o primeiro das Américas a fazer uma campanha pública contra a dengue.

A campanha de vacinação vai imunizar 500 mil pessoas nos 30 municípios com maior circulação viral da doença. A vacinação começa dia 13 de agosto. O Governo do Estado investirá R$ 50 milhões na aquisição da vacina.
Na solenidade, realizada em Paranaguá, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador assinou protocolo com a empresa francesa fabricante da vacina, a Sanofi Pasteur, para a aquisição das 500 mil doses. O Paraná também vai ampliar sua participação na disponibilização da vacina ao País por meio do Tecpar.
As primeiras 500 mil doses estão sendo adquiridas pela Secretaria de Estado da Saúde em compra direta com a empresa. As novas etapas da campanha (2ª e 3ª doses) serão importadas através do Tecpar, numa parceria estabelecida para a disponibilização da vacina contra a dengue no País. “A parceria com o laboratório francês Sanofi Pasteur é fruto de uma cooperação mais ampla, que envolve outras tecnologias de interesse do país, do instituto e do laboratório”, diz o presidente do Tecpar, Julio Félix.
A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo. No Dia D da campanha, em 13 de agosto (sábado), os postos de saúde ficarão abertos durante todo o dia. A campanha segue por três semanas, até 31 de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios contemplados. “Lançamos a primeira campanha pública de vacinação contra a dengue das Américas, graças ao esforço da nossa Secretaria da Saúde, que tem demonstrado muita competência e qualificação em suas ações. Além da vacina, lançamos também testes multiplex para diagnóstico da dengue, zika e chikungunya”, disse o governador.
A previsão é que a vacina seja aplicada em três doses, com um intervalo de seis meses entre cada aplicação. Além desta primeira etapa, em agosto, haverá ainda novas campanhas em fevereiro de 2017 e agosto de 2017.
A incidência de dengue no Paraná aumentou três vezes de 2013 a 2015. Em relação ao último período epidemiológico (agosto de 2015 a julho de 2016), o número de casos de dengue cresceu 55%. Mais de 80% da população do Estado, cerca de nove milhões de pessoas, vive em áreas com circulação viral.
Foto: Pedro Ribas/ANPr

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda