São Paulo vai receber cursos e oficinas sobre consumo de energia em edificações. Foto: Flickr / Gordon (CC)
De terça (19) a sexta-feira (22), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério do Meio Ambiente promovem treinamentos em São Paulo sobre a eficiência energética dos sistemas elétricos de edificações.
Capacitação é voltada para técnicos, engenheiros e arquitetos dos setores público e privado, mas também inclui oficinas abertas ao público em geral.
Os cursos vão abordar as classificações — também conhecidas como “etiquetagens” — de prédios estatais e empresariais segundo critérios que avaliam o desperdício de energia nas operações e manutenção das instalações.
Ao longo dos encontros, serão apresentados sistemas de iluminação, condicionamento de ar e envoltório e suas respectivas categorizações. A capacitação também vai discutir o impacto ambiental provocado pela adaptação de edifícios públicos a padrões de consumo de energia mais eficientes.
Os benefícios podem incluir a redução de emissões dos gases de efeito estufa e mudanças atém mesmo em processos licitatórios de projetos e obras. As aulas voltadas para especialistas do setor público terão como foco a legislação brasileira e o cálculo de classificações de prédios através de ferramentas digitais.
Ministério e PNUD: parceria de longa data
Os cursos são promovidos pela agência da ONU e pela pasta federal por meio do Projeto Transformação do Mercado de Eficiência Energética (Projeto 3E) — financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
A iniciativa busca reduzir o consumo de eletricidade pelos próximos 20 anos em até 4 milhões de megawatts, além de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de carbono.
Uma parceria entre o programa, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e a Eletrobras criou a Eiqueta PBE Edifica, como forma de incentivar a adequação de edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais a padrões de desempenho e segurança em consumo de energia.
Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo PNUD e o Ministério do Meio Ambiente. Além dos encontros em São Paulo, também estão previstos treinamentos em Manaus, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.
0 comentários:
Postar um comentário