Destaques

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pesquisa anuncia descoberta sobre controle biológico do Aedes aegypti

Um método natural de controle do mosquito Aedes aegypti baseado no ataque de um fungo entomopatogênico (que parasita insetos) foi desenvolvido conjuntamente por pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Universidade de Swansea, no País de Gales, Reino Unido. 
O estudo foi liderado pelos professores Richard Ian Samuels, do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia (LEF/Uenf), e Tariq Butt (Swansea). Financiada com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a pesquisa teve seu resultado publicado pela revista científica americana “PLoS Pathogens”.
O estudo demonstrou que fungos entomopatogênicos podem crescer em suspensões líquidas e em substratos sólidos e seus esporos podem atacar e matar mosquitos em ambientes aquáticos ou terrestres. De acordo com a pesquisa, em ambiente aquático, o ataque dos fungos contra as larvas do mosquito, com alto potencial para controle, ocorre de forma rápida e eficaz.
“Há preocupações com a saúde e com o impacto ambiental destes pesticidas, bem como com o desenvolvimento e propagação da resistência nas populações de mosquitos. O controle biológico do vetor, usando agentes patogênicos para os insetos, é uma alternativa atraente”, explica Richard Samuels.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda