Já está disponível, no site da Anvisa, o 5° Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP). O documento revela resultados inéditos das ações de fiscalização e inspeção da Agência ao longo do ano de 2014. O relatório também traz um estudo sobre a distribuição dos 32 BSCUP em funcionamento no país, sendo 12 públicos e 20 privados. Além disso, o arquivo apresenta, ainda, dados de produção organizados, como indicadores de qualidade.
As inspeções realizadas pelas vigilâncias sanitárias locais apontam a tendência de diminuição de unidades coletadas pelos BSCUP nos últimos dois anos. No setor privado, a queda nas coletas foi de 12,5% em 2013 e de 19% em 2014. O setor público apresentou uma diminuição de 8,9% em 2013 e de 6,3% em 2014.
Das 150.000 unidades de sangue de cordão para uso terapêutico armazenadas nos bancos privados, apenas uma foi utilizada em 2014, enquanto oito foram fornecidas para uso pelos bancos públicos.
Os BSCUP são responsáveis pelos processos de obtenção, realização de exames laboratoriais, processamento, armazenamento e fornecimento de células-tronco de sangue de cordão umbilical e placentário para transplante.
Conheça o Relatório na íntegra e saiba mais sobre os indicadores de qualidade apresentados no documento.
Também está disponível no site da Agência a cartilha: “Conhecendo os Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário. Ajudando os futuros pais a tomar uma decisão consciente”.
0 comentários:
Postar um comentário