
Assinaram, nesta segunda-feira (22), um memorando de entendimentos para a construção, em Vitória da Conquista, de uma unidade de produção de medicamentos tamoxifeno, capecitabina e hidroxiureia, destinados à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). Também está prevista a exportação desses medicamentos para a América Latina.
“A subsidiária da Bahiafarma suprirá a demanda dos pacientes com anemia falciforme, visto que o mercado brasileiro sofre com irregularidade no abastecimento do medicamento importado”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que participou da cerimônia, também acompanhada pelo governador Rui Costa.

A hidroxiureia foi introduzida na lista de medicamentos estratégicos na última reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), o que o coloca como potencial participante do sistema de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) – acordos de transferência de tecnologia entre laboratórios privados e públicos – e o qualifica para compra centralizada por parte do Ministério da Saúde. A Bahiafarma pleiteia que os outros dois medicamentos também passem a integrar a lista de medicamentos estratégicos.
0 comentários:
Postar um comentário