Destaques

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Exposição 'Vias do Coração' é atração no Sesc Ceilândia

Temporada começa no próximo dia 26 de agosto



Iniciativa do Museu da Vida e do Programa Sesc Ciência, a exposição "Vias do Coração" será apresentada em Ceilândia, no Distrito Federal. Os moradores da região poderão conferir as novidades da mostra, que é inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências. No SESC Ceilândia, haverá uma série de novidades, montadas em 10 estações, com conteúdo, jogos eletrônicos e atividades monitoradas com objetivo de divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção de doenças cardiovasculares. A exposição é uma realização do Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC) / Fiocruz, com o Grupo Sanofi. Criada em 2008, “Vias do Coração’ já foi levada a várias cidades do país, tendo sido vista por um público estimado em mais de 150 mil pessoas. A temporada da mostra itinerante no Sesc Ceilândia, com entrada gratuita, será promovida de 26 de agosto a 23 de setembro.

A mostra é lúdica, interativa e apresentada em formato compacto. Convida o visitante a conhecer aspectos importantes da saúde e conta, também, com brincadeiras. Quer saber quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento? A contagem do batimento cardíaco é feita a partir de uma enorme réplica de coração, que bate em diferentes frequências (os sons ampliados foram cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago, nos Estados Unidos). Temas sobre pressão arterial e a importância da boa alimentação, aliada à prática de atividades físicas, são abordados em “Vias do Coração”, que também exibe vídeos educativos produzidos pela agência norte-americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.

Outra atração da mostra é a Estação Diabetes. Ela aborda um importante fator de risco à saúde do coração. A estação é composta por três módulos com informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes e dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente. O visitante é convidado a conhecer duas atividades: um modelo interativo que trata do impacto do diabetes no corpo humano e o prato gigante, que tem como objetivo orientar o público, especialmente o infantil, a compor refeições saudáveis e equilibradas.

As diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2, o que é pré-diabetes ou hipoglicemia e por que é fundamental cuidar dos pés do paciente com a doença são assuntos que fazem parte dessa parte da exposição. Ela reúne várias informações para que se entenda o processamento da glicose no organismo. Na mostra, é possível saber o valor da boa alimentação e dos exercícios para prevenir e controlar o diabetes, bem como acompanhar uma retrospectiva histórica acerca da descoberta da insulina e seu reflexo na vida de milhões de pessoas no mundo.

O Sesc Ceilândia é a maior unidade do Distrito Federal. Possui cerca de 17 mil metros quadrados de área construída e pode atender 10 mil pessoas nos fins de semana; três mil, por dia. De acordo com os administradores, a estimativa é de que a unidade beneficie cerca de 600 mil habitantes da região, com ações nas áreas de cultura, ação social, educação, esporte e lazer.

Serviço
Exposição: Vias do Coração.
Temporada: 26/08/2016 a 23/09/2016.
Local: Centro de Atividades Sesc Ceilândia – DF.
Endereço: QNN 27 - lote “B” - Ceilândia Norte.
Dias e horários de funcionamento
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Entrada: grátis.
Telefones para mais informações: (61) 3451-9119 | 3451-9115 | 9.8455-2836


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda