Destaques

terça-feira, 23 de agosto de 2016

CNJ firma parceria com Ministério da Saúde para o fornecimento de pareceres e estudos aos Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NATs)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assina, nesta terça-feira (23/8), um termo de cooperação com o Ministério da Saúde para o fornecimento de pareceres e estudos aos Núcleos de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NATs). A assinatura do termo ocorrerá na abertura da 236ª Sessão Plenária do CNJ, a partir das 14 horas, na sede do órgão, em Brasília.

O objetivo do termo de cooperação firmado entre o CNJ e o Ministério da Saúde é oferecer aos magistrados ferramentas técnicas para que possam julgar de maneira mais segura e qualificada as ações de saúde da Justiça, reduzindo a judicialização dessas demandas.
Na pauta da 236ª sessão estão previstos 49 itens, entre processos administrativos disciplinares, procedimentos de controle administrativo, sindicâncias, revisões disciplinares, atos normativos, pedidos de providência e outros tipos de procedimentos.

Justiça além dos autos – Antes do início da 236ª Sessão Plenária, porém, será lançada pela corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, a obra “A Justiça além dos autos”. Será a última sessão da corregedora nacional de Justiça – a partir do dia 24, ela será sucedida no posto pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio Noronha.

O livro, organizado pela ministra em homenagem à magistratura brasileira, reúne casos peculiares vivenciados por magistrados de todo o país no exercício de sua atividade. As estórias foram selecionadas pelos coordenadores do projeto, desembargadores Fátima Bezerra Cavalcanti (TJPB) e Pedro Feu Rosa (TJES) e o juiz Álvaro Kalix Ferro.

Justiça restaurativa – Será lançado também, pela Secretaria-Geral do CNJ na ocasião da 236ª Sessão Plenária, um livro que reúne as práticas de justiça restaurativa em andamento no país. A partir de técnicas autocompositivas de solução de conflitos, busca-se promover aproximação entre vítima, agressor, suas famílias, a comunidade, a sociedade e a Rede de Garantia de Direitos. A Resolução CNJ n. 225, que contém diretrizes para implementação e difusão da prática da justiça restaurativa no Poder Judiciário, é resultado de minuta desenvolvida, desde agosto do ano passado, pelo grupo de trabalho instituído pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, por meio da Portaria n. 74/2015.

Confira aqui a pauta de julgamentos da 236ª Sessão Ordinária.

Os interessados podem acompanhar a sessão, ao vivo, pela TV Plenário.

Plenário Virtual – A 18ª Sessão Virtual do CNJ terá início no dia 23 de agosto, às 14 horas. A primeira plenária virtual do segundo semestre do ano foi iniciada no 9 de agosto e encerrada na última sexta-feira (12/8). Os julgamentos do Plenário Virtual são públicos e ficam disponíveis na área específica do portal do CNJ.

Serviço
Evento: 236ª Sessão Ordinária
Dia: 23 de agosto, terça-feira
Horário: a partir das 14 horas
Local: Plenário do CNJ (SEPN Quadra 514, Lote 7, Bloco D, Brasília/DF)

Agência CNJ de Notícias
Área de anexos


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda