Destaques

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Mais de 19 mil nutricionistas atuam na promoção da alimentação saudável no SUS


Dia 31 de agosto é o Dia do Nutricionista e, para celebrar a data, o Ministério da Saúde fez um levantamento da atuação desse profissional no Sistema Único de Saúde. Ao todo, cerca de 19 mil profissionais dessa categoria estão atualmente na rede pública de saúde, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Esse número praticamente dobrou em seis anos. Para se ter uma ideia, no ano de 2010, eram 10 mil nutricionistas atuando no SUS. “Esse aumento potencializa as ações de alimentação e nutrição e o enfrentamento do atual cenário epidemiológico da população brasileira”, explica a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

Os nutricionistas atuam desde a atenção básica até a atenção especializada hospitalar, realizando atenção nutricional, que inclui a promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, a vigilância alimentar e nutricional e ações de prevenção e tratamento de doenças.
Dentro dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família cerca de 90% dessas unidades têm ao menos um profissional de nutrição. Em 2011, eram 1.283 nutricionistas atuando em 1.564 NASF. Em 2016, esse número aumentou para 3.824 nutricionistas atuando em 4.326 NASF.
Entre os principais desafios relacionados à alimentação e nutrição no SUS estão as doenças crônicas, como a obesidade, que acomete 18,9% dos adultos brasileiros (dados do Vigitel 2015), o diabetes que acomete 7,4% e a hipertensão que atinge 24,9%. Em 2006, a obesidade acometia 11,8% da população brasileira.
Os nutricionistas são protagonistas no enfrentamento dessas doenças e têm importante papel junto a outros profissionais do SUS no incentivo à amamentação e à alimentação saudável de crianças menores de dois anos, à divulgação das recomendações do Guia Alimentar da População Brasileira, à inserção do tema da alimentação saudável no Programa Saúde na Escola.
Além disso, nos hospitais, o profissional nutricionista ainda é responsável pelo acompanhamento nutricional humanizado e prescrição de dieta dos usuários do serviço, contribuindo para a melhoria do estado nutricional dos pacientes e de saúde.

Por Carolina Valadares, para o Blog da Saúde


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda