Relatório de desempenho da
estratégia traz dados relativos ao segundo trimestre de 2021.
A Anvisa informa que já está
disponível o Relatório de Desempenho da Estratégia da Agência, referente
ao segundo trimestre de 2021. A publicação representa mais um instrumento
de transparência e traz o monitoramento das metas estratégicas, dos
resultados-chave e dos projetos estratégicos, entre outras informações.
É importante esclarecer que
esse monitoramento é realizado em quatro janelas trimestrais. Para a
2ª janela de monitoramento, a Agência coletou informações
referentes aos resultados alcançados até junho de 2021 das metas e dos projetos
estratégicos do Plano Estratégico (PE) 2020-2023 e dos resultados-chave do
Plano de Gestão Anual (PGA) 2021. Essa coleta de dados teve participação
de todas as unidades da Anvisa e foi feita até o dia 9 de julho.
Com o resultado, foi possível
observar que, em média, 36% das ações estratégicas foram alcançadas até o fim
do primeiro semestre (percentual médio de metas estratégicas e resultados-chave
alcançados e de pacotes de trabalho concluídos dos projetos
estratégicos), sendo esse percentual composto por 27% dos resultados-chave do
PGA alcançados, 43% das metas estratégicas do PE alcançadas e 39% dos pacotes
de trabalho com conclusão prevista para este ano finalizados. O alcance da
estratégia corresponde a um valor 8% maior do que o obtido no trimestre
anterior.
Em relação à percepção
dos gestores quanto ao alcance da estratégia, do conjunto de 94 metas
estratégicas e resultados-chave e 11 projetos estratégicos, 62% foram
classificados pelos gestores como satisfatórios, 25% como em alerta e 13% como
críticos. Além disso, do total, 54 (57%) foram relatados como impactados pela
pandemia de Covid-19, número 7% menor que o do trimestre anterior.
No que diz respeito aos
projetos estratégicos, houve uma evolução em relação ao último monitoramento,
no qual todos os projetos apresentavam pacotes de trabalho em atraso. Até o fim
do segundo trimestre de 2021, cinco projetos estavam com execução em
dia, conforme o Gráfico 1. Cabe destacar ainda que o projeto estratégico
“P3 – Implementação de programa de monitoramento da qualidade de
produtos sujeitos à vigilância sanitária baseado em riscos” foi totalmente
concluído nesse trimestre.
Já em relação às metas
estratégicas e aos resultados-chave, 40 (43%) tiveram execução acima de 75% até
o segundo trimestre de 2021 (nove metas a mais que no trimestre anterior),
conforme o Gráfico 2. Em contrapartida, 36 (38%) apresentaram
desempenho inferior a 25% (11 a menos que no trimestre anterior). Não houve
mudança na faixa de 25% a 50% em relação ao trimestre anterior. Quanto à faixa
de 50% a 75%, há uma a menos nesse trimestre. As alterações significativas
apenas nas faixas de execução das extremidades refletem que há um movimento de
progresso das metas, saindo da faixa mais baixa e indo diretamente para a de
melhor execução.
Gráfico 2 – Distribuição das metas estratégicas e resultados-chave conforme faixa de execução, percepção do gestor e trimestre monitorado.
A “categoria de
desempenho” (Quadro 1) continuou a ser utilizada nesse trimestre a fim de
possibilitar uma visão incremental e sintetizada dessas informações. A
combinação da percepção do gestor, do percentual de execução da meta e do
trimestre monitorado originam cinco categorias (A, B, C, D e E), de maneira que
a melhor (A) indica maior possibilidade de alcance da meta no final do ano e a
pior (E) indica menor possibilidade de alcance. A utilização desse indicador é
relevante, uma vez que possibilita condensar as informações relevantes para
análise da criticidade no que diz respeito ao alcance das metas no fim do período.
O Gráfico 3 apresenta a
comparação da distribuição das metas estratégicas e dos resultados-chave
conforme categoria de desempenho, no 1º e no 2º trimestre de 2021. Segundo
o último resultado, 42 (45%) estão na melhor categoria (A), enquanto 13
(14%) estão na categoria E.
Gráfico 3 – Distribuição das metas estratégicas e resultados-chave conforme categoria de desempenho e trimestre monitorado.
Painel da Estratégia
Lançado em dezembro de 2020,
o Painel da Estratégia é uma ferramenta que fornece aos
gestores a possibilidade de acompanhamento das metas e dos projetos
estratégicos não apenas de suas unidades, mas da Agência como um todo.
O painel foi atualizado e já contempla as informações do segundo ciclo de
monitoramento. Essa ferramenta tem a finalidade de gerar uma maior internalização
da cultura de monitoramento da estratégia e facilitar a tomada de decisão por
parte dos gestores.
O Painel da
Estratégia possui as visões anual e quadrienal para o monitoramento das
metas estratégicas, além de informações atualizadas sobre o monitoramento de
todos os projetos estratégicos da Agência obtidas diretamente do PWA (Project Web
App, um aplicativo de gerenciamento de projetos utilizado pela Anvisa).
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