Uma das definições de "princípio": - é uma crença básica, a teoria ou regra que tem uma grande influência sobre a maneira em que algo seja feito.
"Princípios de gestão da qualidade" são um conjunto de crenças fundamentais, normas, regras e valores que são aceitas como verdadeiras e podem ser usados como base para a gestão da qualidade.
Em anexo, disponibilizo o documento de trabalho – “Quality Management Principles” que o Grupo de 14 Países representados na reunião da ISO em Bergamo na Itália estarão utilizando como base na construção na nova norma sobre Inovação, principios e metas principais para o gerenciamento.
Este documento apresenta sete princípios de gestão de qualidade ( QMPs ).
ISO 9000, as normas ISO 9001 e de gestão da qualidade ISO relacionada, são baseados nestes sete QMPs
A delegação brasileira orientada pelo Delegado Coordenador, Julio C. Felix e pelo Delegado Mario Sergio Ramalho, participam ativamente de todas etapas do processo de elabaoração da Norma, que encerra esta etapa dos trabalhos na próxima quinta-feira (7) e volta a se reunir em Pequim no outubro de 2016.
Os “Principios de Gestão da Qualidade” (QMPs) pode ser usado como uma base para orientar a melhoria do desempenho de uma organização. Eles foram desenvolvidos e atualizados por especialistas internacionais da ISO / TC 176, que é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de normas de gestão de qualidade da ISO.
Este documento fornece para cada QMP:
• Declaração: Descrição do princípio
• Justificativa: Explicação de por que o princípio é importante para a organização
• Principais benefícios: Exemplos de benefícios associados com o princípio
• Ações que você pode tomar: Exemplos de ações típicas para melhorar o desempenho da organização na aplicação do princípio
Os sete princípios de gestão da qualidade são:
QMP 1 - Foco no cliente
QMP 2 - Liderança
QMP 3 - Envolvimento das pessoas
QMP 4 - Abordagem por processos
QMP 5 - Melhoria
QMP 6 - decisão baseada em evidências fazendo
QMP 7 - Gestão de relacionamento
O próximo passo
Este documento fornece uma perspectiva geral sobre os princípios de gestão da qualidade subjacentes normas de gestão de qualidade da ISO. Ele dá uma visão geral desses princípios e mostra como, coletivamente, eles podem formar uma base para a melhoria do desempenho e excelência organizacional.
Há muitas maneiras diferentes de aplicar estes princípios de gestão da qualidade. A natureza da organização e os desafios específicos que enfrenta irá determinar como implementá-los.
Muitas organizações vão se beneficiar ao estabelecer um sistema de gestão da qualidade com base nestes princípios.
Baseado nestes princípios que a Norma é construída, coletivamente e por decisão concensual.
Anexo:
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