Uso da tecnologia evita
desperdício no SUS e permite que cidadão avalie serviço utilizado
Nova ferramenta deverá estar
disponível nos próximos dias nos principais sistemas operacionais do mercado
O Ministério da Saúde lançou
nesta quinta-feira (1º) o aplicativo e-Saúde, novo canal de comunicação entre o
Ministério da Saúde e o cidadão. A ferramenta deve estar disponível nos
próximos dias nos principais sistemas operacionais do mercado, Apple iOS e Google
Android, e poderá ser acessado por tablets e smartphones.
O aplicativo foi criado pelo
Departamento de Informática do SUS (Datasus) e oferece informações em saúde de
uso pessoal e restrito a cada cidadão brasileiro, como o acesso aos dados do
cartão nacional de saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de
saúde, acompanhamento do cartão de vacinação, lista de exames realizados, além
de outras informações.
O ministro Ricardo Barros
ressaltou que o uso da tecnologia evita o desperdício no SUS e permite receber
a avaliação do cidadão do serviço utilizado. “Atualmente, 30% das pessoas
marcadas para consultas especializadas não comparecem e não dispomos de
agilidade para chamar outra pessoa a esta consulta. Além disso, 50% dos exames
de análises clínicas não são retirados”, explicou o ministro, durante o evento.
O aplicativo vai aproximar
ainda o contato entre os pacientes e as unidades de saúde distribuídas em todo
o Brasil, entre elas: farmácia popular, postos de saúde, serviços de urgência,
academia da saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial,
maternidade e centro de especialidade. Basta o cidadão acessar as informações
de onde ele se encontra, que o aplicativo vai apontar o melhor local para o
atendimento.
“Se tornou mais simples para o
cidadão descobrir onde deve buscar atendimento na rede pública de saúde, já que
agora a informação está na palma da mão", observou o diretor do
Departamento de Informática do SUS, Marcelo Fiadeiro.
O cidadão vai poder fazer
denúncias on-line por meio da Ouvidoria do SUS 136. Nessa opção, o paciente
pode relatar queixas de atendimentos, além de questionar possíveis atendimentos
não realizados e que constam no cadastro do usuário do SUS.
Para o funcionamento do
aplicativo e-Saúde, o Ministério da Saúde está interligando os sistemas de
informação do SUS que já estão em funcionamento. A ferramenta já conta com
informações do Hórus, Hemovida, Cartão SUS, CNES, e-sus AB, Ouvidoria e o
Sistema DE Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).
Fonte: Portal Brasil, com
informações do Ministério
da Saúde
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