Destaques

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Epidemiologista brasileiro ganha prêmio internacional

Seu estudo, na década de 80, deu origem às curvas de crescimento infantil da OMS, adotadas em mais de 140 países

Fotos: Nucom SVS

Epidemiologista brasileiro Cesar Victora (primeiro da esq. para a dir.) recebeu o ‘Prêmio Gairdner’, em cerimônia, no Canadá

O epidemiologista Cesar Victora foi premiado no último sábado (28) por suas contribuições à pesquisa em medicina e saúde global. Professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Victora obteve a distinção pelo conjunto de seus estudos sobre amamentação e nutrição materno-infantil, conquistando o ‘Prêmio Gairdner’, uma das mais importantes distinções do mundo na área de saúde, do Canadá, que desde 1957 já reconheceu o trabalho de mais de 360 pesquisadores de 30 países. O prêmio, considerado um “pré-Nobel”, enaltece estudos de Victora que definiram o rumo de políticas e campanhas de saúde pública adotadas hoje pelo Brasil e internacionalmente.

O estudo do professor gaúcho demonstrou o impacto do aleitamento materno exclusivo sobre a redução da mortalidade infantil e os efeitos da nutrição nos primeiros anos sobre a saúde da infância à idade adulta. Entre os trabalhos do pesquisador destacam-se: primeiro estudo a detectar a relação direta entre amamentação exclusiva e prevenção da mortalidade infantil (década de 80); pesquisa que apontou a importância dos primeiros mil dias de vida para a saúde do adulto (2006); primeiro estudo a fornecer evidências da associação entre amamentação prolongada na infância e níveis de QI, escolaridade e renda aos 30 anos (2015). Seu primeiro estudo, na década de 80, deu origem às curvas de crescimento infantil da OMS, adotadas em mais de 140 países.

Atual coordenador do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel, Victora é um dos fundadores e atual diretor da estratégia ‘Countdown to 2030 for reproductive, maternal, newborn, child, and adolescent health and nutrition’. A iniciativa reúne governos, agências internacionais e instituições científicas para monitorar o progresso mundial em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, com foco sobre cobertura e equidade de intervenções efetivas para prevenir mortes evitáveis de mulheres e crianças em 81 países em desenvolvimento.

Além de Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas, Victora ocupa posições honorárias nas universidades de Harvard, Oxford, Johns Hopkins e Londres.

Por Nucom/SVS


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda