O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, entregou nesta quinta-feira (18) ao secretário de Vigilância em Saúde, Antônio Nardi, as diretrizes aprovadas na 15ª Conferência Nacional de Saúde. Santos aproveitou o encontro para sugerir a realização da primeira Conferência Temática de Vigilância em Saúde.
As visitas aos secretários do Ministério da Saúde têm como objetivo estreitar laços e marcar o início de um novo momento na relação do CNS com a sociedade. “A procura desses agentes públicos é para que o CNS possa realmente ser um articulador das ações de saúde para a população, com vez e voz. A 15ª Conferência foi um instrumento mobilizador que enfatizou o compromisso da sociedade com o SUS e o conselho deve ter um olhar mais impulsionador das políticas de saúde no país”, explicou.
Para Antônio Nardi, que também é conselheiro nacional de saúde, representante o segmento dos gestores, as pautas do CNS com relação à vigilância em saúde são de fundamental importância para a execução das atividades da secretaria. “Durante a conferência pude perceber o quanto o controle social é fundamental para as ações do SUS. Os conselheiros têm a responsabilidade de atuar de acordo com o seu segmento, representando um conjunto de atores e não a si mesmo”, disse.
A proposta é que cada Secretaria do Ministério da Saúde possa assumir a série de compromissos firmados durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Mariana Moura
Assessoria do CNS
0 comentários:
Postar um comentário