Destaques

terça-feira, 25 de setembro de 2018

COMENTÁRIOS RECEBIDOS NA CONSULTA PÚBLICA DA RESOLUÇÃO CAMEX DE BOAS PRÁTICAS REGULATÓRIAS- AGENDA REGULATÓRIA 2018-2019


Com o intuito de promover maior transparência na regulação do comércio exterior, a SE CAMEX, em parceria com os reguladores competentes, disponibiliza, em anexo, o arquivo com os comentários e as respostas preparadas para cada uma das manifestações recebidas, com objetivo de aprimorar a minuta de Resolução CAMEX de Boas Práticas Regulatórias.

A Resolução CAMEX de Boas Práticas Regulatórias no comércio exterior tem como objetivo aprimorar a política regulatória de comércio exterior por meio da disseminação do uso de boas práticas regulatórias pelos 28 órgãos com competência para regular matérias que afetam o comércio exterior. A minuta foi inspirada nas recomendações de boas práticas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e elaborada no âmbito do Grupo Técnico de Regulação da CAMEX.

Instituições como AdvaMed, CNI, ABIIS, ABIQUIM, dentre outras contribuíram no âmbito do segmento

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO CAMEX SOBRE BOAS PRÁTICAS REGULATÓRIAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
 JUSTIFICATIVA

1. APRESENTAÇÃO

proposta de Resolução CAMEX tem por objetivo fomentar o uso de boas práticas regulatórias pelos órgãos com competência para regular matérias que afetam o comércio exterior.

A minuta foi inspirada nas recomendações de boas práticas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e elaborada no âmbito do Grupo Técnico de Regulação da CAMEX. Portanto, trata-se de resultado da parceria com a Casa Civil da Presidência República e da construção conjunta dos vários órgãos reguladores federais. A adoção de boas práticas regulatórias contribui para aumentar a transparência, a segurança jurídica e a previsibilidade do ambiente de negócios no Brasil.

A presente minuta será complementada posteriormente pela Agenda Regulatória de Comércio Exterior 2018-2019. Os dois documentos serão, portanto, referências para a gestão dos órgãos com competência para regular matérias que afetem o comércio exterior.

 2. ANÁLISES DAS CONTRIBUIÇÕES

A submissão da presente proposta à consulta pública visa validar, de forma ampla, a minuta de Resolução CAMEX e colher subsídios para qualificar os processos de criação, aprimoramento e revisão de atos normativos que afetam as operações de comércio exterior. Sendo assim, busca-se assegurar a possibilidade de participação dos interessados no assunto e que comentários e sugestões sobre essa proposta possam ser conhecidos pela Secretaria-Executiva da CAMEX (SE CAMEX) para o aprimoramento da proposta.

As contribuições recebidas serão consolidadas, respondidas e publicadas no sitio oficial da Secretaria. Incorporações ou rejeições serão devidamente justificadas pela SE CAMEX.

Após a etapa de consulta, a minuta seguirá novamente para análise técnica e apresentação de proposta final, a ser apreciada pelo Conselho de Ministros da CAMEX. Para apresentar comentários à minuta, preencha o formulário e envie para o e-mail secamex@camex.gov.br.

3. PRAZO

A consulta pública terá duração de 60 dias e as contribuições poderão ser enviadas entre os dias 05/06 a 06/08.

4. Notificação à OMC da Consulta Pública sobre a Resolução CAMEX de Boas Práticas

A SE-CAMEX notificou à organização mundial do comércio (OMC) a minuta de resolução CAMEX de boas práticas regulatórias, para baixar a notificação oficial, clique aqui

5. CONTATO

Para informações adicionais a respeito desta Consulta Pública, favor contatar:
Secretaria Executiva da CAMEX
Assessoria de Regulação
Esplanada dos Ministérios, Bloco J, Térreo
CEP: 70053-900
Brasília- Distrito Federal

Anexo:






0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda