A retomada do ano legislativo enseja a temporada de renovação de lideranças de bancadas para 2016
A oxigenação das lideranças é disputada e muito bem vista, eles serão responsáveis pela indicação de seus liderados para compor as comissões especiais, neste exercício legislativo várias comissões despertam grande interesse, a disputa será em torno da que analisará o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Dentre as atribuições do líder partidário está a orientação e a formação de posicionamentos que norteiam às ações da bancada, além de participar das reuniões com os seus pares e com o presidente da Casa para definir o que entrará na pauta de votações do plenário.
Novos líderes
Veja os nomes dos líderes de partidos já escolhidos pelas bancadas:
PT - Afonso Florence (BA)
PSDB - Antônio Imbassahy (BA)
DEM - Pauderney Avelino (AM)
PDT - Weverton Rocha (MA)
PSD - Rogério Rosso (DF)
PSB - Fernando Coelho Filho (PE)
PR - Maurício Quintella (AL)
Já no PMDB fica clara a acirrada disputa, que já causa desconforto ao partido, que promoverá reunião no próximo dia 17 para escolher. Os Deputados precisarão decidir entre o atual líder, Leonardo Picciani do Rio de Janeiro e o Dep. Hugo Motta que anunciou sua candidatura para a liderança da Câmara. O deputado Leonardo Quintão (MG), que liderou a bancada por pouco tempo no final de 2015, chegou a se candidatar, mas recuou e anunciou que deixaria a disputa, passando a apoiar Picciani.
A candidatura do deputado da Paraíba é uma estratégia de Cunha e da ala crítica do partido, para enfraquecer candidatura à reeleição de Picciani e diluir os votos dos deputados peemedebistas entre os dois candidatos.
Senado
senador Humberto Costa (PE) foi confirmado, em reunião nesta quarta-feira (3), para liderar o PT no Senado
Outros líderes partidários do Senado permanecerão no cargo, como o senador Eunício Oliveira, líder do PMDB; o senador Ronaldo (GO), líder do DEM; e o senador Cássio Cunha Lima (PB), líder do PSDB.
Impeachment
Em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a comissão especial da Câmara que analisará o pedido de impeachment.
0 comentários:
Postar um comentário