Destaques

domingo, 30 de outubro de 2016

Haiti: ONU pede à comunidade internacional apoio financeiro e resposta intensificada contra cólera

Total de 400 milhões de dólares para a resposta ao cólera serão aplicados ao longo de dois anos, em parceria com parceiros locais, o governo e o povo do Haiti. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela passagem do furacão Matthew, no último dia 4 de outubro.
Muitas pessoas do bairro de La Savane, em Les Cayes, no Haiti, tiveram suas casas arruinadas e tiveram que retornar para tentar recuperar pertences. O furacão Matthew atingiu o país no dia 4 de outubro de 2016. 

Foto: UNICEF/LeMoyne

O vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, pediu no início da semana (25) que a comunidade internacional mostre forte solidariedade ao povo haitiano, que luta para lidar com os graves impactos do furacão Matthew e com a epidemia do cólera em curso. Ele solicitou apoio financeiro à operação das Nações Unidas que visa a combater a propagação da doença no país.

De acordo com Eliasson, a primeira abordagem da resposta da organização vai custar 200 milhões de dólares. A segunda, por sua vez, que pretende alcançar os afetados imediatamente, representará um adicional de 200 milhões.

O total de 400 milhões de dólares serão aplicados ao longo de dois anos, em parceria com o governo e povo do Haiti e com outras organizações interessadas.

Ele também enfatizou que uma “terceira fase” da abordagem global pode ser necessária, levando-se em conta os sérios problemas que povo haitiano está sofrendo devido aos efeitos do furacão monstruoso, que atravessou o Haiti, afetando cerca de 2,1 milhões de pessoas.

“Penso que é possível combinar uma posição jurídica sólida com compaixão e demonstração prática de solidariedade ao povo haitiano. As Nações Unidas é, afinal, sobre solidariedade com os necessitados”, disse.

Eliasson prometeu responsabilidade e eficiência dos programas que serão empreendidos e lembrou ainda que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) afirmam que ninguém deve ser esquecido.

“Temos uma grande equipe trabalhando nas ações de resposta agora, empenhada e muito dedicada. As pessoas que trabalham no local estão lá dia e noite, recebo um retorno constante. Espero que possamos ser capazes de passar uma boa mensagem através da Assembleia Geral, e mostrar aos haitianos que estaremos lá ao lado deles”, acrescentou.
O vice-chefe da ONU informou ainda que 500 mil vacinas devem chegar nos próximos dias no Haiti, e que uma segunda rodada deve ser enviada em breve, totalizando 1 milhão de medicamentos entregues.

Até o momento, apenas 27% do apelo de emergência lançado pelo escritório humanitário da ONU foi assegurado, o que Eliasson considera “decepcionante”.

Necessidades financeiras do Haiti quase triplicaram após furacão Matthew, diz UNICEF
Três semanas após a passagem do furacão Matthew pelo Haiti, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disse que será preciso um adicional de 22,5 milhões de dólares para atender as necessidades crescentes das crianças no país, incluindo as áreas afetadas pelo furacão.

“As crianças no Haiti, há anos, estão vulneráveis à pobreza, a padrões climáticos extremos, violência, desnutrição e infraestrutura de água deficiente”, disse o representante do UNICEF no Haiti, Marc Vincent.

“O furacão Matthew tornou ainda pior uma situação que já era precária e precisamos que a comunidade internacional se reúna para nos ajudar a atender às necessidades crescentes das crianças”, acrescentou.

O UNICEF aumentou seu apelo para o Haiti de 13,4 milhões de dólares, no início deste ano, para 36,6 milhões.

Os recursos adicionais ajudarão a fornecer serviços de saúde básica, nutrição, educação e proteção para famílias e crianças em todo o Haiti, incluindo, entre outras coisas, vacinação contra a cólera para as pessoas que vivem em áreas de alto risco; serviços de nutrição para crianças subnutridas com menos de 5 anos de idade e mulheres grávidas; localização das famílias e reintegração de crianças desacompanhadas e separadas e outros.

Antes de o furacão atingir o Haiti, o UNICEF já havia separado balões de água, unidades de tratamento de água e água engarrafada nos departamentos Sud e Grand’Anse para ajudar as famílias a estarem mais bem preparadas.

O UNICEF estava nos locais mais atingidos 24 horas após o furacão atingir o Haiti e, desde então, está trabalhando com parceiros e continuamente ampliado a sua resposta.

Até o momento, a agência da ONU já ofereceu 10 mil pacotes de emergência com cobertores, kits de higiene e baldes para as famílias nos departamentos Sud e Grand’Anse; quase 20 estações de tratamento de água para levar água, diariamente, para cerca de 100 mil pessoas nos departamentos Sud, Grand’Anse e Nippes; mais de 1 milhão de pastilhas purificantes de água, permitindo que cerca de 80 mil pessoas tenham acesso a água potável por 15 dias; entre outros serviços.


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda