Destaques

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Câncer de mama: Algoritmo desenvolvido em Israel, promete maior detecção

Detecção precoce é o melhor remédio para câncer de mama
Aliada às ações de prevenção, a detecção precoce do câncer de mama é uma das melhores armas para a cura da doença. Mamografias, ultrassom e o auto-exame são as técnicas mais recomendadas no momento. Uma novidade promete melhorar ainda mais o diagnóstico nas mamografias: um algoritmo.
O que é um algoritmo?
A palavra está muito em alta! Veja a melhor definição que encontrei:
É um conjunto finito de regras que fornece uma sequência de operações para resolver um problema específico. UFRJ
Quando você procura mais sobre o assunto, os algoritmos são frequentemente exemplificados pelas receitas de bolo. Imagine que a sua receita de bolo será executada por uma máquina que deve colocar automaticamente os ingredientes e alimentar um forno. O segredo é que qualquer pessoa  que informe a máquina que contém o algoritmo “receita de bolo de chocolate com nozes e canela” produza exatamente o mesmo bolo. Isso pode ser interessante para manter o segredo da receita. O operador não conhece as proporções que irão fazer que o bolo seja delicioso. Somente alimenta com os ingredientes e o algoritmo que foi responsável pela programação é que dá as ordens para a máquina.
Quando é criado para resolver problemas de saúde a vantagem é outra.  O importante é perceber quais as informações são determinantes para um caso e como elas interagem.
Promessa para detecção de câncer de mama
Segundo a  informação publicada online pelo Forum de Saúde Digital,  a Zebra Medical Vision, afirma ter desenvolvido um algoritmo que tem o potencial de identificar sinais precoces de câncer de mama com a ajuda de milhares de mamografias anteriores.

Fundada em 2014 em Tel Aviv, A Zebra  é uma startup de saúde digital de Israel. Com o   apoio do bilionário Marc Benioff, da Salesforce, com US$ 20 milhões  de investimento, a empresa diz ter criado um algoritmo que pode detectar a metade dos casos de câncer de mama que não estão sendo identificados por radiologistas. Existem tantas possibilidades na maneira de encontrar câncer da mama, que torna-se um desafio real, motivo pelo qual a empresa avalia um banco de dados de mamografias com 344 mil estudos dessa natureza que foram detectados nos  hospitais.”
Qual a vantagem de usar um algoritmo?
Um algoritmo que alimenta um programa para  computador pode utilizar e processar milhares de informações simultaneamente e de modo consistente, desde que tenha sido construído corretamente.
 Liliana Junqueira de P.Donatelli, Imagem: Freedigitalphotos

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda