Destaques

sábado, 1 de agosto de 2020

Workshop regulatório global sobre evidências reais e estudos observacionais do COVID-19

Vigilância e vigilância de vacinas, colaboração em estudos de gravidez e criação de coortes internacionais de pacientes foram os principais tópicos discutidos durante o terceiro workshop sobre estudos observacionais de dados do mundo real no contexto do COVID-19. O workshop, organizado sob a égide das Autoridades Reguladoras da Coalizão Internacional de Medicamentos (ICMRA), foi co-presidido pela Health Canada e pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e ocorreu em 22 de julho de 2020. As principais conclusões do workshop são resumidas em um relatório .

As evidências geradas por pesquisas observacionais de alta qualidade são fundamentais para entender a segurança e a eficácia dos medicamentos no uso diário de pacientes e médicos.

Reguladores de todo o mundo estão trabalhando juntos para aprimorar as capacidades globais de pesquisa observacional durante a pandemia em curso do COVID-19.

Os participantes do workshop discutiram as atividades em andamento dos três grupos de trabalho estabelecidos pela coalizão que se concentram na vigilância e vigilância de vacinas, na colaboração em estudos de gravidez e na construção de coortes internacionais de pacientes.

Os membros do grupo de trabalho de vacinas e vigilância forneceram uma atualização sobre o desenvolvimento de uma rede de farmacovigilância COVID-19 para compartilhar conhecimento, experiência e comunicação sobre as atividades de planejamento de farmacovigilância , bem como dados emergentes sobre a segurança e eficácia das vacinas, uma vez implantadas.

Nesse contexto, a EMA apresentou a infraestrutura que configurou para monitorar a segurança das vacinas quando usadas na prática clínica diária em toda a Europa. A Agência explicou alguns dos projetos existentes para coletar dados sobre a cobertura de vacinas em todos os países europeus e realizar um monitoramento quase em tempo real da segurança das vacinas.

O segundo grupo de trabalho, sobre a segurança dos medicamentos COVID-19 durante a gravidez, discutiu as etapas necessárias para construir uma rede de pesquisa mundial sustentável de fontes de dados e identificar modelos e protocolos comuns de dados que permitirão realizar análises estatísticas de dados em mulheres grávidas em todo o mundo. diferentes regiões do mundo. Os participantes da reunião concordaram com a primeira etapa do projeto, a compilação de um inventário global de iniciativas em andamento sobre este tópico.

Os reguladores também avançaram nas discussões sobre o estabelecimento de coortes internacionais de pacientes, a fim de realizar estudos observacionais em larga escala em pacientes com COVID-19. Os membros do grupo de trabalho concordaram com um conjunto de critérios que informarão a seleção dos tópicos de pesquisa a serem abordados por essa colaboração internacional.

A reunião se baseou na experiência e no conhecimento adquiridos nas oficinas anteriores sobre pesquisa observacional COVID-19, realizadas em abril e maio, onde foi encorajada a colaboração internacional e o compartilhamento de informações entre os reguladores. Participaram do workshop 28 representantes de autoridades reguladoras de medicamentos e especialistas da Organização Mundial da Saúde.

A discussão foi moderada por Sophie Sommerer, Diretora da Marketed Health Products Directorate na Health Canada e Peter Arlett, Chefe da Data Analytics and Methods Task Force na EMA.

Conteúdo Relacionado

links externos

Ponto de contacto

Assessoria de imprensa da EMA
Tel. +31 (0) 88 781 8427
E-mail:  press@ema.europa.eu

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda