Destaques

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Vacina russa não poderia ser produzida, alerta diretor da Opas

Jarbas Barbosa disse que nenhuma vacina, de nenhum país, pode ser produzida até que as fases 2 e 3 de testes tenham sido completadas

Por Valor  São Paulo

Getty Images

A vacina russa contra covid-19 anunciada nesta terça-feira pelo presidente russo, Vladimir Putin, não poderia ser produzida, afirmou Jarbas Barbosa, diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em entrevista coletiva em Washington.

Barbosa disse que nenhuma vacina, de nenhum país, pode ser produzida até que as fases 2 e 3 de testes tenham sido completadas. “Qualquer produtor de vacina tem que seguir esse procedimento que garante que ela é segura e ter a recomendação da OMS”, afirmou.

Siga o Valor Investe:

Barbosa disse ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recebeu informação o suficiente sobre a vacina russa e está discutindo com o governo da Rússia para que a vacina siga os procedimentos de pré-qualificação e revisão estabelecidos pela entidade.

A vacina foi anunciada nesta terça-feira, após o Ministério da Saúde da Rússia ter aprovado o uso da substância antes mesmo do fim da conclusão dos testes em humanos.

Em entrevista ao Valor, o CEO do Fundo Soberano da Federação Russa, Kirill Dimitriev, coordenador do desenvolvimento da vacina, afirmou que já tem acordo de parceria com duas grandes companhias no Brasil e com alguns Estados. Os contatos com o governo federal continuam para que a substância possa ser produzida no país a partir de novembro.

(Conteúdo publicado originalmente pelo Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor)

 

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda