Destaques

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Hemocentro de Brasília recebe a visita da primeira-dama Michelle Bolsonaro

Osnei Okumuto, Michelle Bolsonaro e Mário Frias. Foto: Agenda Capital

A primeira-dama Michelle Bolsonaro inicia a semana do voluntariado no Hemocentro de Brasilia

Por Delmo Menezes

A primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, visitou na manhã desta segunda-feira (24/08), o Hemocentro de Brasilia. A visita foi acompanhada pelo presidente da Fundação Hemocentro, Osnei Okumoto e do secretário de especial de Cultura Mário Frias. Michelle Bolsonaro participa de uma campanha pela semana do voluntariado e o primeiro compromisso foi na Fundação Hemocentro de Brasília.

Presidente do Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, primeira-dama Michelle Bolsonaro e o secretário de Cultura do DF, Mário Frias. Foto: Agenda Capital

Durante a visita, o secretário especial de Cultura, Mário Frias, doou sangue. “Em tempos de pandemia, o mundo precisa de mais solidariedade. E poucos atos são mais generosos do que doar sangue para salvar a vida de quem precisa”, destacou Osnei Okumoto.

O Hemocentro de Brasília é o único banco de sangue público do Distrito Federal responsável por fornecer hemocomponentes para todos os hospitais públicos da capital e alguns conveniados, como Hospital das Forças Armadas (HFA), Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), Hospital Sarah Kubitschek e Hospital Universitário de Brasília (HUB). Apenas 2.4% da população do Distrito Federal é doadora de sangue. Em 2018, o Hemocentro recebeu mais de 53 mil doações de sangue.

Osnei Okumoto e Michelle Bolsonaro. Foto: Divulgação

De acordo com o presidente do Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, “para doar, você NÃO precisa estar em jejum. Para doar, você deve estar bem alimentado, sem ter consumido muita gordura e sem ingestão de álcool nas últimas 12h”, pontua o farmacêutico.

Presidente do Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Foto: Agenda Capital

Entenda um pouco mais sobre a doação de sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.

A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Como doar

Todas as informações para ser um doador estão disponíveis  no site do hemocentro.

Da Redação do Agenda Capital

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda