Destaques

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Encontro nacional de laboratórios públicos acontece em Goiânia

Representantes dos principais laboratórios públicos do País participam esta semana da Câmara Técnica de Farmoquímicos, promovida pela Associação de Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob). O encontro acontece nos dias 22 e 23, na sede da Iquego, em Goiânia. Entre os temas a serem debatidos, está a criação de um consórcio, que possibilitará a ampliação do portfólio dos laboratórios e, consequentemente, do atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, os laboratórios oficiais são responsáveis pelo fornecimento de 80% das vacinas e 30% dos medicamentos para o SUS. Com a criação do consórcio, o objetivo é atender 40% da demanda de medicamentos de assistência básica do País, o que representa um mercado de cerca de R$ 2 bilhões por ano. Segundo Andréa Vecci, presidente da Iquego, a ideia é fortalecer a atuação dos laboratórios oficiais no Brasil, que possuem papel moderador nos preços de medicamentos e são os principais fornecedores de produtos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e dos chamados medicamentos negligenciados, como antirretrovirais e tuberculostáticos. “Trata-se, portanto, do papel constitucional dos laboratórios oficiais, que é ser um dos pilares do Sistema Único de Saúde”, completa.

Além da Iquego, participarão da Câmara Técnica de Farmoquímicos o Instituto Butantan, Fundação Oswaldo Cruz, Fundação para o Remédio Popular (Furp), Bahiafarma, Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul (Lafergs), Laboratório Farmacêutico do Estado do Pernambuco (Lafepe), Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas (Lifal), Fundação Ezequiel Dias (Funed), e Laboratório Industrial Farmacêutico do Estado da Paraíba (Lifesa).

Associação de Laboratórios Oficiais
Composta por 19 laboratórios públicos, a Alfob possui entre suas principais propostas a modernização do complexo industrial de saúde, o fortalecimento das Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDPs), com o objetivo de absorver produtos estratégicos para o Sistema Único de Saúde, e o apoio ao desenvolvimento tecnológico e a transferência de tecnologia para o SUS.

“Estamos em plena sintonia com as questões debatidas pela Alfob. Entre os exemplos estão os recentes acordos firmados para a transferência de tecnologia e produção de glicosímetros, em parceria com a HDM Taiwan, com a indiana Rusan Pharma, para produção de medicamentos antirretrovirais e de combate ao tabagismo (adesivos de nicotina e Cloridrato de Bupropiona) e à tuberculose, e com a britânica Steri-7, para importação e produção de saneantes”, destaca Andréa Vecci.

Iquego
A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) é uma empresa de capital misto e um dos 19 laboratórios públicos do Brasil, o único localizado na região Centro-Oeste. Seu principal objetivo é prover o Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos essenciais à atenção básica de saúde. A Iquego possui um parque industrial com 40.615,22 m², sendo 15.024,29 m² de área construída e capacidade produtiva mais de um bilhão de unidades de medicamentos por ano.


- See more at:

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda