Destaques

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Eliseu Padilha - Comissão de Ética abre novo processo por ter dito que o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), foi nomeado em troca de votos de seu partido no Congresso Nacional

CEP (Comissão de Ética Pública da Presidência) instaurou mais 1 procedimento para analisar a conduta do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O peemedebista será investigado por ter dito, em palestra a executivos da Caixa Econômica Federal, que o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP-PR), foi nomeado em troca de votos de seu partido no Congresso Nacional.

Ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) durante audiência pública da Comissão Especial da Reforma da Previdência Social, da Câmara dos Deputados

Em resposta às acusações, o ministro divulgou uma nota na 3ª feira (14.fev) na qual diz “em todas as democracias do mundo é normal a constituição da base de sustentação pluripartidária com a participação dos partidos membros nos cargos de governo. É o caso! O PP é um dos partidos da base de sustentação do governo”.

A denúncia foi apresentada nesta 6ª feira(17.fev) pelos petistas Afonso Florence (BA) e Robinson Almeida (BA). O relator da matéria será o conselheiro Marcelo Figueiredo, o mesmo que atuou no episódio envolvendo o ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Padilha e outros 18 ministros também são alvos de outro processo no colegiado: o que investiga uso de aeronaves oficiais para viagens com destino ou origem nos respectivos domicílios. A conduta é vedada por decreto baixado por Dilma Rousseff em 2015.

Desde sua criação em 1999, apenas 6 ministros sofreram algum tipo de sanção da comissão. O último deles foi Geddel Vieira Lima (Segov), em novembro do ano passado –leia sobre os outros 5 aqui.

Ele recebeu uma censura ética por supostamente ter pressionado o então ministro da Cultura, Marcelo Calero, pela liberação de 1 empreendimento imobiliário em Salvador. O caso ficou conhecido como “Calerogate”.

A CEP é formado por 7 advogados. O grupo não tem a prerrogativa de demitir ninguém. Aplica uma advertência e, nos casos mais graves, recomenda a exoneração do servidor. A decisão cabe ao presidente da República.

LUIZ FELIPE BARBIÉRI 


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda