Destaques

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

OPAS e Tocantins inauguram centro estadual para gerenciar saúde pública

Em Tocantins, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o governo do estado inauguraram na segunda-feira (20) o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, também chamado Integra Saúde. Criado em parceria com a agência regional da ONU, o organismo concentrará dados sobre o bem-estar da população que vão orientar a gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).

Representante da OPAS no Brasil, Joaquin Molina (à esquerda), visita o Integra Saúde. Foto: Governo do Tocantins/Nielcem Fernandes

Em Tocantins, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o governo do estado inauguraram na segunda-feira (20) o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, também chamado Integra Saúde. Criado em parceria com a agência regional da ONU, o organismo funcionará como eixo centralizador de processos decisórios da saúde pública.

O Integra também vai concentrar operações de análise de dados sobre o bem-estar da população do Tocantins. A implementação do centro estava prevista por uma parceria entre a OPAS e a unidade federativa.

“Pretendemos chegar com essa cooperação a todos os municípios do Tocantins. Juntos, OPAS, municípios e estado, podemos fazer muito em prol da saúde da população”, afirmou o representante da Organização no Brasil, Joaquín Molina, em evento após a abertura do centro.

Também presente, o secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir, elogiou a iniciativa e disse que “a nossa responsabilidade sanitária como gestores da saúde é muito importante, e vamos cumpri-la com esse projeto”.

A vice-governadora Claudia Lelis lembrou que o Integra Saúde vai concentrar todas as informações necessárias à gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. “Sem informação não tem como se fazer gestão. Essa sala vai integrar todos os nossos gestores para fortalecimento do SUS no Tocantins. Precisamos estar mais unidos do que nunca para melhorar a qualidade da saúde do nosso estado”, destacou.

Parceria entre Tocantins e OPAS
Entre as metas da parceria do estado com a agência da ONU, está o fortalecimento das ações de controle da dengue. A cooperação também prevê iniciativas de combate à sífilis congênita em menores de um ano de idade. Outra preocupação é a redução dos casos de leishmaniose visceral.

Governo e OPAS se coordenam ainda para ampliar a capacidade laboratorial do Tocantins e promover trocas de experiências entre municípios, estados, bem como entre outros países da região das Américas.



0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda