Destaques

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Mudanças na FUNDAÇÃO BUTANTAN - transcrição do Informativo assinado pelo Prof. Dr. Jorge Kalil

Butantan nos últimos dias, gostaria de fazer alguns comentários, para que todos tenham a informação completa e sem intermediações.

O Sr. André Franco Montoro Filho já era membro do Conselho Curador da Fundação Butantan desde 2013. Em 2015, seguindo orientação do Secretário da Saúde de separar a direção do Instituto Butantan da direção da Fundação, que, por recomendação dos Conselhos e do Curador de Fundações do Estado de São Paulo, eram dirigidas por mim desde 2012, convidei Montoro Filho para tornar-se Diretor Presidente da Fundação.

Naquele momento, houve uma extensa auditoria externa realizada no Instituto e na Fundação, encomendada pelo Secretário da Saúde de São Paulo. O resultado não apontou qualquer irregularidade. O próprio Montoro Filho comentou, em carta à época: “Entendi ser feliz coincidência assumir a presidência ao mesmo tempo que a empresa contratada para fazer a auditoria estava prestes a encerrar seus trabalhos, que me foram entregues pelo Secretário no dia 2 de setembro em reunião na Secretaria da Saúde.

Lendo a auditoria verifiquei que foi feita uma detalhada e aprofundada análise de todos os setores da Fundação, o que muito me ajudou a conhecer melhor a instituição que estou assumindo a presidência. Muito me tranquilizou as conclusões de que o corpo técnico e administrativo da Fundação é formado de pessoas idôneas e de adequada qualificação.

Fomos surpreendidos pelo conteúdo da carta de demissão do Sr Montoro Filho e por suas declarações na mídia, dado que em nenhum momento durante sua gestão, o ex-Diretor Presidente mencionou tais preocupações aos membros do Conselho Curador da Fundação ou qualquer outra instância.

Além disto, durante o seu mandato, a Fundação manteve as mesmas práticas e políticas com relação a contratos e contratações. Em outro tema abordado na carta de demissão de Montoro Filho citado pela mídia, ele atribui a si a recuperação financeira da Fundação Butantan.

Na verdade, esta recuperação se deve a um esforço muito grande dos colaboradores de todo o Butantan, iniciado anteriormente a 2015, no corte de custos, no aprimoramento de seus processos, dentre outras inúmeras iniciativas, com destaque para:

(i) os vultuosos investimentos feitos na estrutura produtiva do Butantan, resultando na obtenção do primeiro certificado de Boas Práticas de produtos biológicos do país;

(ii) a duplicação da produção da fábrica de vacina contra Influenza;

(iii) o trabalho fundamental feito pelo Instituto Butantan junto ao Governo Federal para que os pagamentos dos produtos do Butantan fossem feitos diretamente à sua Fundação de apoio; e

(iv), de forma decisiva, o reajuste obtido pela direção do Instituto nos preços de soros e vacinas, já corroídos com os valores de câmbio e inflação.

Ultimamente, as iniciativas e ações da então diretoria da Fundação estavam se desviando da missão e dos objetivos do Instituto. Depois da publicação, em outubro de 2016, de uma portaria que transferia para a Fundação diversas  responsabilidades que são do Instituto, o Conselho Curador, surpreso e contrariado pela publicação sem qualquer consulta aos conselheiros, exigiu que a diretora jurídica da Fundação fosse desligada. Montoro Filho não acatou a determinação do Conselho, mantendo a Sra. Andrea Guatelli na direção jurídica da Fundação até a véspera de seu pedido de renúncia.

Outro episódio de desgaste da relação entre Montoro Filho e o Butantan se deu em torno da nomeação ao cargo de superintendente da Fundação Butantan de Olavo Reino Francisco, com perfil não adequado à função.

Em manifesto dirigido ao Conselho Curador da Fundação Butantan, mais de 60 pesquisadores destacaram “sua preocupação com intervenções político-partidárias na designação de quem quer seja e observaram que todos os servidores devem ter currículo e histórico compatível com a missão institucional do Butantan”. A indicação não foi aceita pelo Conselho Curador da Fundação, mas mesmo assim Montoro Filho o contratou como seu assessor especial, desrespeitando a decisão do colegiado e agravando uma situação já insustentável para sua continuidade no cargo.

Diante da conduta e da não observância do regimento da Fundação Butantan, todos os conselheiros, de forma unânime, solicitaram sua renúncia. Como resultado da recusa do Sr. Montoro Filho, foi proposto pelo Conselho Curador o aprimoramento do sistema de gestão da Fundação, através da aprovação de regimento interno redigido de forma colegiada pelo Conselho Curador. O sr. Montoro Filho não concordou e, finalmente, apresentou seu pedido de renúncia lendo carta cujo conteúdo não foi aceito pelo Conselho Curador.

Nos últimos anos, com a retomada da produção de vacinas e soros, a fase III do estudo clínico da vacina da dengue, diversas pesquisas promissoras, novos centros de excelência e ações de difusão, o Instituto Butantan vem ganhando cada vez mais relevância nacional e internacional. Isso tornou o Instituto alvo da atenção de muitos setores da sociedade. O Instituto Butantan não se afasta da missão, propósito e valores preconizados por esta gestão e endossados por seus pesquisadores, diretores e conselheiros. Para tanto, temos tido integral apoio do Governo de São Paulo.

No atual momento delicado da saúde pública brasileira, em que o país precisa de instituições de saúde e pesquisa fortes e focadas em resultado, todos esses avanços do Instituto Butantan foram colocados em risco pela orientação da então direção de sua Fundação de apoio.

Venho, por isso, reiterar que o Instituto Butantan e seus administradores estão cientes de sua responsabilidade e seguros em relação à idoneidade das ações desta gestão.

E asseguro a todos que, enquanto esta diretoria estiver à frente do Instituto, quaisquer ações que desrespeitem a necessária autonomia técnica dos cientistas e funcionários do Instituto Butantan serão enfrentadas com energia e convicção.

Anexo:

Prof. Dr. Jorge Kalil
Presidente do Conselho Curador da Fundação Butantan
Diretor do Instituto Butantan


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda