Destaques

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

DIMAS TADEU COVAS É O DIRETOR DO BUTANTAN em substituição ao J.KALIL

Dimas Tadeu Covas é escolhido novo diretor do Instituto Butantan
Médico Jorge Kalil foi afastado de a direção após auditoria interna apontar irregularidades financeiras e administrativas na instituição.


Dimas Tadeu Covas é escolhido como novo diretor do Instituto Butantan

O cientista Dimas Tadeu Covas foi escolhido novo diretor do Instituto Butantan, segundo informou o SPTV. Pesquisador e professor da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto, ele é presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia.

Tadeu Covas assume o comando do instituto um dia após o governo do estado de São Paulo anunciar o afastamento de Jorge Kalil do cargo. Auditoria interna do centro de pesquisa, um dos mais importantes do país, aponta uma série de irregularidades financeiras e administrativas na instituição, como contratações suspeitas, gastos excessivos, negócios com empresas fantasmas e inchaço no instituto. Kalil nega as acusações.

Na manhã desta quarta-feira, ao chegar no Aeroporto de Guarulhos de voo vindo de Paris, Kalil disse ser “inadmissível” que falem mal dele como gestor. O médico desembarcou sob aplausos no aeroporto e voltou a negar as denúncias contra sua gestão. Kalil ainda sugeriu que elas podem ter sido “encomendadas”.

No saguão do aeroporto, Kalil disse que interrompeu sua participação em um congresso em Paris para retornar ao Brasil e se explicar. “Porque é inadmissível que falem mal de um gestor público como eu, que se dedicou e levantou o Instituto Butantan, que estava derrubado e hoje em dia tem orgulho e representação internacional importante”, justificou.

Jorge Kalil foi recebido com aplausos por funcionários do Instituto Butantan no aeroporto de Cumbica (Foto: Gabriela Gonçalves/G1) 

O ex-diretor lamentou a perda do cargo. Segundo o médico, a fundação Butantan estava quebrada antes de ele assumir e este ano já deve faturar R$ 1,6 bilhão. “Com esse dinheiro, eu tinha muitos planos. A minha missão não tinha acabado. Mas o Doutor Uip achou que deveria acabar por aqui”, criticou.

Entre outras irregularidades, a auditoria interna realizada no Instituto Butantan apontou que Kalil usou o cartão corporativo em período de férias e gerou despesas de mais de R$ 30 mil em passagens aéreas para Itália e Porto Rico. O ex-diretor alega que a viagem à Itália foi para participar de um congresso e que a ida a Porto Rico sequer aconteceu de fato: foi cancelada e o valor, estornado.

Auditoria
A auditoria do Instituto Butantan, de 186 páginas, foi concluída em 2015 e identificou que, entre 2011 e 2014, houve falhas em processos de licitação, aumento de 1.350% no número de empregados na presidência do órgão e a construção de uma fábrica de derivados de sangue que nunca operou.

A auditoria também apontou uma mudança no estatuto da Fundação Butantan, instituição privada que administra o instituto. A alteração transferiria toda a gestão bilionária do orgão para o Instituto Butantan. Até 2015, Fundação e Instituto foram comandadas simultaneamente por Kalil.

Com base no G1


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda