Destaques

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Inspetores de alimento são capacitados em Boas Práticas

Inspetores do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária de diversas regiões do Brasil foram capacitados em Boas Práticas de Fabricação de Alimentos e gerenciamento de Risco Sanitário pela Anvisa e pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão - Suvisa/Ma.
Foram capacitados 90 inspetores de 18 estados. O curso marca o início dos trabalhos para padronização das inspeções de estabelecimentos fabricantes.
O curso foi ministrado por servidores da Anvisa e palestrantes convidados de Vigilâncias Sanitárias Estaduais e de associações do setor produtivo. Foram abordados temas como Boas Práticas de Fabricação (BPF) em estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos; Suplementos Alimentares; Águas Minerais, Natural e Adicionadas de Sais.  Ainda, embalagens de alimentos, e requisitos sanitários para o controle do processamento de palmito e de amendoins; gerenciamento de risco sanitário na transmissão de doença de chagas por ingestão de açaí, o recolhimento de alimentos e a comunicação à Anvisa.
Para a gerente substituta da Gerência de Inspeção e Fiscalização de Alimentos (Giali/GGFIS), Rosane Maria Franklin Pinto, o curso apresentou dentre outros temas, alguns das novas propostas de regulamentos da Agência, como  “boas práticas para indústrias fabricantes de água adicionada de sais e de embalagens de alimentos. 
De acordo com o Superintendente de Vigilância Sanitária do Maranhão, Edmilson Silva Diniz Filho, o curso foi importante para nivelar o entendimento técnico de profissionais de regiões distintas do país e propiciar troca de experiências.
A palestrante Doriléia Pantoja, da Vigilância Sanitária do Pará, destacou que o curso de Boas Práticas de Fabricação é de extrema importância para o melhor desempenho das ações de vigilância sanitária. “O formato de inserir as experiências das Vigilâncias Sanitárias, além de ser gratificante, é um momento de partilhar as ações que deram certo e de receber novas ideias acerca daquilo que ainda pode ser feito”, destacou Pantoja.
Patrícia Chagas, Especialista em Regulação da Anvisa, ressaltou que o curso de formação de inspetores de alimentos foi um marco na padronização das inspeções. E, que, apesar de se tratar de um segmento com uma grande amplitude de ação sanitária, buscou-se atingir os pontos críticos.
Confira a programação do curso.
Programação 
Dia 7
8h – Abertura do evento
8h30 – Inspeção e fiscalização de Alimentos
10h45 – Boas Práticas em Serviços de Alimentação
12h – Almoço
13h às 17h30 – Boas Práticas em Serviços de Alimentação 
Dia 8 – 8h às 12h – Boas Práticas de Fabricação de Estabelecimentos
12h – Almoço13h às 17h15 – Boas Práticas em Serviços de Alimentação
Dia 9
8h – Suplementos Alimentares – Novas Perspectivas
10h45 – Gerenciamento de Risco Sanitário na Transmissão de doença de Chagas Aguda por ingestão de Açaí
12h – Almoço
13h às 17h15 – Boas Práticas de Fabricação e requisitos sanitários específicos para o controle do processamento de palmito
Dia 10
8h às 12h– Boas Práticas para industrialização, distribuição e comercialização de água adicionada de sais
12h – Almoço
13h às 15h – Boas Práticas para industrialização e comercialização de água mineral natural e água natural
15h às 17h15 – Boas Práticas de fabricação para estabelecimentos industrializadores de amendoins processados e derivados
Dia 11
8h às 12h– Boas Práticas para industrialização de embalagens de alimentos
12h – Almoço
13h às 15h – Recolhimento de alimentos e sua comunicação à Anvisa
15h às 17h15 – Encerramento 

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda