Destaques

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cartão Odontológico Preventivo pode melhorar saúde bucal das crianças

Proposta que cria o cartão foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família e vai ser analisada pela CCJ.
Aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família projeto de lei (PL6849/13), do deputado Jorge Silva, do Pros do Espírito Santo, que cria o Cartão Odontológico Preventivo (COP) a ser distribuído nos postos de saúde e nas escolas do ensino fundamental da rede pública. A principal razão da proposição é melhorar a saúde bucal das crianças.
Além de identificar o aluno, o cartão deverá trazer informações como data de nascimento, endereço residencial e da escola, odontograma, registro de consultas e de participação em palestras e assinaturas dos agentes de saúde. O projeto também prevê que os sistemas de ensino deverão colaborar com o Ministério da Saúde e com as Secretarias de Saúde dos Estados e municípios no âmbito dos programas suplementares de assistência à saúde dos estudantes.
O parecer do relator na Comissão de Seguridade, deputado Paulo Foleto, do PSB do Espírito Santo, foi aprovado por unanimidade sem emendas ao texto original. Segundo avalia, o Cartão Odontológico Preventivo pode servir de instrumento de controle, pois permitiria ao poder público, assim como às próprias famílias, a possibilidade de verificação dos exames clínicos dentários e das ações preventivas realizados nas crianças.
"Atenção à saúde bucal faz parte da saúde da gente. Na criação do cartão odontológico estamos dando um espaço maior à valorização por parte da família, dos agentes de saúde e até um estímulo de controle para que a criança passe a ter uma rotina de orientação com o cuidado dos seus dentes e da sua gengiva."
Gilberto Pucca, Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, destaca que já existe um programa chamado "Brasil Sorridente", lançado em 2004 e que atinge, por meio do SUS, todos os cidadãos em todas as faixas etárias, com prioridade para as crianças na faixa de 6 a 12 anos. Ele explica como funciona a política do governo.
"As equipes de saúde bucal, de estratégia de Saúde da Família, são responsáveis também por fazerem o atendimento odontológico nas escolas através do programa de Saúde na Escola e dentro das escolas que recebem recursos do Ministério da Saúde e o atendimento odontológico, essas escolas recebem palestras de orientação de promoção à saúde."
Para o deputado Paulo Foleto, o trabalho do ministério é relevante e o projeto em tramitação na Câmara busca exatamente aprimorar e incrementar o alcance dessa política pública, tendo como alvo a participação das escolas no desenvolvimento do programa.
O projeto que cria o Cartão Odontológico será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça.
Reportagem — Idhelene Macedo


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda