Usar as redes sociais para aproximar uma marca aos clientes apresenta baixo custo para a empresa e alta visibilidade da mensagem, o que é ideal para empreendedores em início de atividade ou para micro e pequenos empresários. O uso dessas ferramentas de relacionamento com o cliente por pequenas empresas foi tema do "XIX Workshop Intec", realizado na tarde desta quinta-feira (30) pela Incubadora Tecnológica do Tecpar.
Como o custo para manter um profissional para gerenciar as redes sociais de uma microempresa pode ser alto para quem está começando um negócio, o empreendedor precisa realizar um planejamento para usar as ferramentas, avalia Paulo de Souza Lima, técnico em Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e um dos palestrantes.
“Uma das opções que o empresário pode encontrar é avaliar se alguém na equipe teria o perfil para gerir as redes sociais e treiná-lo para isso ou ainda contratar um novo funcionário. Terceirizar o serviço também pode ser uma alternativa, mas para isso é necessário planejamento para chegar ao melhor custo-benefício para a empresa”, recomenda.
Icaro Oliveira de Oliveira, cientista de dados do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), também ministrou uma palestra aos empreendedores participantes. A eles, Oliveira ressaltou que a estratégia do empresário em relação ao cliente deve estar baseada em cinco pontos: conquista, retenção, fidelização, escuta e inovação.
“Pela rede social é possível alcançar os clientes com baixo custo. Ao fidelizá-lo, porém, a rede social deve se tornar uma ferramenta de contato, para que o consumidor fiel à marca possa opinar sobre o produto ou serviço e ser a base para a inovação, em especial em pequenas empresas”, salienta.
O workshop foi realizado no Auditório Marcos Augusto Enrietti, no campus CIC do Tecpar. A incubadora informou que em breve deve promover outros cursos na área, como de marketing digital. Para acompanhar as ações da Intec, o interessado deve acessar o site intec.tecpar.br/comoincubar
A Intec
Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do país. Duas vezes eleita a melhor incubadora do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.
Ao longo de seus 25 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a 91 empresas. No momento, cinco empresas passam pelo programa de incubação: EngeMOVI, Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Grupo SaaS, 2IM Impacto Inteligência Médica e Beetech/Beenoculus.
0 comentários:
Postar um comentário