Destaques

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Progresso rumo a uma imunoterapia individualizada contra o câncer

A imunoterapia contra o câncer tem por objetivo induzir o sistema imunológico do próprio indivíduo a lutar contra o tumor de um modo direcionado. Contudo, a produção de vacinas individualizadas contra o câncer está associada a procedimentos complexos. Segundo um relatório publicado na revista "Nature", cientistas alemães podem ter descoberto uma maneira de simplificar essa etapa.

Inicialmente, uma equipe da Universidade de Mainz identificou o blueprint genético de mutações em três tipos tumorais de câncer de pele, câncer colônico e câncer de mama. Eles tiveram por objetivo avaliar as mutações reconhecidas pelo sistema imunológico e, portanto, relevantes para o tratamento. Em seguida, foi mostrado que até 20 por cento das mutações genéticas eram capazes de provocar uma resposta imune. Isto significa que os tumores tinham, em geral, suficientes pontos de ataque e, em princípio, poderiam ser tratáveis, explicaram os pesquisadores.

Para identificar as mutações relevantes da forma mais simples e confiável possível, os médicos desenvolveram um algoritmo de bioinformática. "Uma vez identificadas as mutações relevantes, podemos usar estas informações para criar um medicamento customizado sem esforços exagerados", disse o líder do estudo Ugur Sahin.

Os cientistas usaram ácidos ribonucleicos (mRNA) como substâncias vacinais. Como o blueprint da mutação é conhecido, ele pode ser usado como modelo para a produção da vacina. Usando informações genéticas de dez mutações simultaneamente, o tumor poderia ser atacado em vários lugares e teria menor capacidade de resistir. Em estudos animais, isto resultaria em regressão e até mesmo na cura do tumor. A vacina não causou alterações permanentes nas células tumorais; depois de ser usada uma vez para ativar a resposta imune, ela foi eliminada.

Os pesquisadores também foram capazes de identificar tipos concorrentes e incidências de mutações relevantes nos tumores humanos. Os achados já estão sendo aplicados em um estudo clínico internacional sobre melanoma maligno. Outros estudos estão previstos.




0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda