Acompanho os trabalhos da Comissão Especial responsável por propor a atualização da Lei 8666 - que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública - e até hoje, infelizmente, não identifiquei quaisquer contribuições do interesse do nosso segmento, em especial ao que afeta diretamente aos Laboratórios Oficiais e os projetos de PDPs
Muitos convidados, e, representantes
de outras entidades, recomendam a concorrência pública a partir da aprovação do
projeto executivo, estimado pela própria comissão um prazo mínimo de 2 (dois)
anos. O modelo RDC vem sendo muito criticado, especialmente, pelo descalabro
verificado com a construção dos estádios para a copa...
Abaixo copio o acesso aos links, com
as contribuições apresentadas a Comissão, até agora, e, o acesso à todas as
apresentações anexadas aos trabalhos. Como poderá ser verificado a questão da
contratação pela Lei das licitações é tratada como uma política geral, sem
qualquer especificidade, coloca no mesmo bojo, viadutos, estradas, estádios de
futebol no mesmo nível de importância e complexidade dos projetos Tecnológicos,
como as plantas industriais destinadas a absorção de tecnologias transferidas
através dos contratos de Parceria Pública Privada para o desenvolvimento
Produtivo, no âmbito do Complexo Industrial da Saúde.
Durante nossa intervenção, na última
audiência pública, realizada ontem(23) levantamos a questão da complexidade da
plantas e projetos oriundos das transferências de tecnologia adquiridas através
das PDP e importância estratégica para o País de processos produtivos na égide
das PDPs, o que foi muito bem recebida pelo Presidente e por alguns Deputados
presentes. Explanamos que trabalhar dentro do cronograma requerido pelo MS face
a urgência do SUS em reduzir custos e ampliar o acesso de medicamentos e
insumos estratégicos aos pacientes é inviável.
A amarras da atual Lei 8666, alongam
demasiadamente o cronograma de contratação, compromete e coloca em risco toda
Política preconizada pelo Plano Brasil Maior e pelo Complexo Industrial e
Econômico da Saúde, caso não sejam flexibilizadas as regras de contratação pela
Instituição Pública, seja na questão dos prazos, seja na identificação e
escolha dos potenciais parceiros ou ainda na implementação dos projetos que não
podem esperar 2 anos para ter um projeto executivo licitável, sob risco da
obsolescência da própria tecnologia.
Praticamente todos os projetos de PDP
aprovados pelo MS concedem um prazo médio de 1 a 2 anos para o início da
produção local (prazo que inclui, projeto, licitação, execução da obra,
validações, dentre outras exigências sanitárias) o que se torna inexequível com
o que preconiza a Lei de licitações, colocando em conflito e risco projetos de
importância capital para a estratégia do País e para o SUS.
Dentro deste cenário SCTIE/MS, ALFOB,
os Laboratórios Produtores Oficiais de Medicamentos e Insumos Estratégicos podem,
e, devem, se manifestar e enviar sugestões aos membros ou diretamente ao
Presidente da Comissão, já que não serão realizadas novas consultas públicas.
Certo de poder contar com a contribuição de todos, permanecemos a disposição no aguardo de seus encaminhamentos, solicitando que as sugestões enviadas nos sejam postadas em cópia.
Favor encontrar a seguir os links
mencionados:
Comissão Especial para análise,
estudo e formulação de proposições relacionadas à Lei 8.666, de 1993 (institui
normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras
providências) - CELICITA
Presidente: Carlos Marun (PMDB/MS)
1º Vice-Presidente: Julio Lopes (PP/RJ)
2º Vice-Presidente: Fábio Mitidieri (PSD/SE)
3º Vice-Presidente: Celso Maldaner (PMDB/SC)
Relator: Mário Heringer (PDT/MG)
Relator-Parcial: Luiz Carlos Busato (PTB/RS)
Relator-Parcial: Osmar Serraglio (PMDB/PR)
1º Vice-Presidente: Julio Lopes (PP/RJ)
2º Vice-Presidente: Fábio Mitidieri (PSD/SE)
3º Vice-Presidente: Celso Maldaner (PMDB/SC)
Relator: Mário Heringer (PDT/MG)
Relator-Parcial: Luiz Carlos Busato (PTB/RS)
Relator-Parcial: Osmar Serraglio (PMDB/PR)
Presidente da Comissão Especial
Deputado Carlos Marun
· Aniversário: 21 / 11 -
Profissão: Advogado(a),Engenheiro Civil
Profissão: Advogado(a),Engenheiro Civil
· Partido/UF: PMDB / MS /
Titular
· Telefone: (61)
3215-5372
Relator da Comissão Especial
Deputado Mário Heringer
· Aniversário: 30 / 9 - Profissão: MEDICO
· Partido/UF: PDT / MG /
Titular
· Telefone: (61)
3215-5211
Secretário(a): Cláudia Maria Borges Matias
Local: Anexo II - Pavimento Superior - Sala 165-B
Telefones: (61) 3216-6235
Telefones: (61) 3216-6235
Sugestões e estudos apresentados à
Comissão
· Sugestões das Entidades que
compõem o Fórum de Infraestrutura do RS para aperfeiçoar a Lei 8.666/93
Apresentações dos Palestrantes
Audiência Pública - 23/09/2015
Audiência Pública - 09/09/2015
Audiência Pública - 02/09/2015
Audiência Pública - 26/08/2015
Audiência Pública - 05/08/2015
Audiência Pública - 08/07/2015
Audiência Pública - 01/07/2015
Audiência Pública - 10/06/2015
Audiência Pública - 27/05/2015
· Audiência Pública -
13/05/2015
Audiência Pública - 29/04/2015
Audiência Pública - 15/04/2015
Audiência Pública - 08/04/2015
· Luis Roberto Ponte
- Autor da Lei 8.666/1993
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