Entre amanhã e quinta-feira, o Senado fará a 8a Semana de Valorização da Primeira Infância, que contará com palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o desenvolvimento infantil
As experiencias vividas pela mãe na gravidez influenciam o comportamento dos genes da criança, atuando tanto no aparecimento de características de personalidade como no desenvolvimento de doenças. Do mesmo modo, o que ocorre na primeira infância (até os 6 anos) tem consequências na forma com que os genes vão se comportar durante toda a vida.
Por isso, o tema da 8a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que o Senado realiza de amanhã a quinta-feira, no Auditório Petrônio Portella, será “A epi- genética e o desenvolvimento infantil”.
A epigenética se dedica a pesquisar variações celulares e fisiológicas causadas por fatores externos e ambientais que afetam o modo como os genes são lidos pelo organismo.
Gratuita e aberta ao público — basta inscrever-se no site do evento —, a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz deste ano aborda subtemas como o impacto da saúde física e mental da futura mãe no desenvolvimento do bebê, o estresse perinatal influenciando no desenvolvimento neuropsicológico da criança, a situação da criança que vive em instituição de acolhimento e as relações entre genética, meio ambiente e cultura. Há ênfase nas atividades lúdicas, como a música, a literatura e a interpretação de histórias, que influenciam nessa dinâmica.
O Marco Legal da Primeira Infância, que tramita no Congresso, também será debatido. Paulo Paim (PT-RS) apresenta- rá amanhã, às 14h, um painel a respeito de políticas públicas e da legislação sobre o tema.
Na quarta, as Comissões de Educação (CE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Hu- manos (CDH) fazem audiência pública conjunta, às 10h, sobre primeira infância e epigenética.
Entre os palestrantes, estão os franceses Françoise Molénat, psiquiatra; Gilles Cambonie, pediatra e neonato- logista; e Jaqueline Wendland, psicóloga. Entre os brasileiros, destacam-se a neurocientista Fabíola Zucchi, a psicóloga Maria Regina Maluf e a pro- fessora Paula Pecker.
O evento é realizado em parceria com a Universidade Paris Descartes, a embaixada da França e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Crianças brincam: experiência vivida até os 6 anos afeta forma como gene agirá
0 comentários:
Postar um comentário