Destaques

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Ministério da Saúde oferta curso gratuito sobre saúde das populações do campo, da floresta e das águas

O curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde e demais interessados na temática

O Ministério da Saúde, por meio das secretarias de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde (SGTES), a Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) disponibiliza curso gratuito de ensino a distância sobre a saúde das populações do campo, da floresta e das águas.

O curso tem como objetivo disseminar o conhecimento para que profissionais de saúde, em especial, reflitam sobre como processos de trabalho e modos de vida das Populações do Campo, da Floresta e das Águas, visando interferir nos processos de saúde-doença, transformado, assim, práticas de cuidado e melhorando o acesso aos serviços de saúde para essas populações. O curso é composto por três unidades, tem carga horária de 45 horas e é autoinstrucional. Após a inscrição, o início é imediato.

A ideia é incorporar práticas de cuidado à saúde no processo de trabalho desses profissionais, considerando os determinantes sociais da população atendida, conforme a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas.

A capacitação está disponível em duas plataformas: UNA-SUS, até 30 de novembro, pelo link https://www.unasus.gov.br/cursos/campo_floresta_aguas e AVASUS, sem prazo determinado para o encerramento das matrículas, em https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=17. Os conteúdos de ambas plataformas são iguais.

Considerando a transversalidade existente nos temas, conheça também cursos sobre a população negra e de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT):

POPULAÇÃO NEGRA – O curso online “Saúde da População Negra” visa implementar a Política Nacional da Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no Sistema Único de Saúde (SUS); identificar as iniquidades referentes à saúde da população negra, por meio de dados epidemiológicos, abordando o racismo institucional em todas as suas dimensões (interpessoal e pragmática) e aplicar as estratégias de comunicação culturalmente efetivas no encontro com pacientes, famílias e comunidades negras. As matrículas podem ser realizadas no site da UNA-SUS, até 8 de novembro, em https://www.unasus.gov.br/populacaonegra.

POPULAÇÃO LGBT – O curso online “Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)” tem como objetivo capacitar profissionais de saúde que atuam no SUS, gestores, conselheiros de saúde, lideranças e ativistas LGBT e todas as pessoas interessadas na temática, sob a perspectiva da cidadania, da garantia de acesso ao SUS e da integralidade do cuidado em saúde para a população LGBT. As unidades de aprendizado são: Gênero e Sexualidade; O estudo da Política LGBT e seus marcos e Realizando o Acolhimento e o Cuidado à População LGBT. Suas estratégias metodológicas utilizam diversas ferramentas interativas, assim como sugestões de estudos complementares e leituras de livros e outros textos, vídeos e sites correlatos com a temática. Este curso pode ser acessado pelo AVASUS em https://avasus.ufrn.br/local/avasplugin/cursos/curso.php?id=44. Em breve também poderá ser acessado na plataforma da UNA-SUS em UNASUS: www.unasus.gov.br/politica-de-saude-lgbt.

Por Caroline Oliveira, do Nucom/SGEP


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda