Destaques

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Pesquisadores da UFF criam sistema para diagnóstico médico a distância

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveu um projeto que permite diagnóstico médico a distância, o Sistema de Saúde Holográfica.

A ideia é que a ferramenta permita que uma junta médica acompanhe o atendimento prestado a milhares de quilômetros, por meio de imagens em cores dos pacientes. O sistema inclui um consultório virtual, que, além da maca, mesa e cadeira da sala de consultas tradicional, contará com uma webcam, microfone, iluminação especial e computador para transmissão de imagem holográfica do paciente.

Além disso, haverá um médico junto com o paciente, mas as imagens holográficas poderão ser transmitidas a uma junta médica, que pode estar localizada a quilômetros de distância. Ao receber as imagens, os médicos que estão a distância poderão avaliar o caso e interagir com o paciente.

Os moradores de áreas mais remotas do Brasil são o foco do projeto.  Isso permitirá que seus casos sejam avaliados por profissionais especializados, localizados em um centro médico mais equipado.

O sistema foi desenvolvido pelos pesquisadores do Netav/UFF, em parceria com o Corpo de Saúde do Hospital Universitário Antonio Pedro. Ele já foi testado pela Marinha, na operação do navio de apoio às atividades na Antártida, e teve a sua utilização avaliada para os navios-hospitais que atendem a populações ribeirinhas da Amazônia.

De acordo com a UFF, cada consultório virtual tem custo estimado de menos de R$ 10 mil e utiliza equipamentos simples. Já o centro de saúde holográfica, onde será feita a projeção para a junta médica, tem custo estimado de R$ 700 mil.

Agência ABIPTI com informações da Agência Brasil


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda