Bebida com infusão da erva é
uma das opções
O que as cervejeiras
americanas estão fazendo para se proteger contra a queda no crescimento de sua
principal operação? No caso da empresa mãe da Corona, investindo com força na
indústria da maconha.
A Constellation Brands, que
produz ainda vinhos e vodca, anunciou na última quarta-feira um aporte de US$
3,8 bilhões na Canopy Growth, produtora de maconha canadense com capital em
Bolsa. Com o acordo, vai ampliar sua fatia na empresa de 10% para 38%, com a
opção de chegar a 50%. O foco é ajudar a criar bebidas não alcoólicas à base de
cannabis , entre outros produtos.
O investimento da
Constellation na Canopy - o maior já divulgado na indústria da maconha- mostra
o quão longe as tradicionais companhias de bebidas alcoólicas estão dispostas a
ir para crescer. No momento em que a venda de cerveja está em queda nos EUA, as
fabricantes começaram a apostar que a legalização da maconha ao redor do mundo
continuará a abrir caminho para que as vendas de produtos feitos com a erva
decolem.
O movimento dos grandes grupos
de bebidas alcoólicas, como Constellation Brands, Molson Coors e Heineken,
deverá ser acompanhado por empresas farmacêuticas, de tabaco e de produtos
industrializados, segundo analistas.
- Companhias que eu não
poderia imaginar que teriam interesse nesse segmento estão atentas a
oportunidades de forma ativa agora - disse à agência Bloomberg Brendan Kennedy,
diretor executivo da canadense Tilray, que tem uma parceria com a farmacêutica
Novartis para desenvolver medicamentos à base de cannabis.
E a legalização avança - no
Canadá, por exemplo, o uso recreativo será liberado a partir de 17 de outubro -
, enquanto as fabricantes de bebidas alcoólicas tentam entrar nessa indústria
antes de serem derrubadas por ela.
De infusões com THC, o
princípio ativo da maconha, a cremes tópicos à base de cannabidiol, as
oportunidades de mercado são enormes, disse Smoke Wallin, ex-executivo da
indústria de bebidas alcoólicas, hoje diretor de vendas e marketing da Vertical
Companies, produtora de maconha californiana. Heineken e Molson Coors passaram
a vender chás feitos com o fumo.
De olho no lucro. Fábrica da
Canopy Growth em Ontário. no Canadá: a empresa recebeu um aporte de US$ 3.8
bilhões
DO NEW YORK TIMES - ÂNOVA YORK
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