Destaques

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Instituto Vital Brazil apresenta projeto de biotecnologia em audiência na Alerj

Projetos biotecnológicos serão pauta de audiência da Alerj
Instituto Vital Brazil apresenta projeto que vai desenvolver nos próximos anos

Nessa terça-feira, 29 de setembro, o Instituto Vital Brazil tem uma audiência marcada com o Presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Deputado Jorge Picciani, a partir das 10h. A pauta em questão serão os projetos de biotecnologia, a construção de plataformas de desenvolvimento tecnológico e de manufatura industrial de medicamentos biotecnológicos. Além do Instituto, o Subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, também estará presente na audiência.

“Em agosto, apresentamos cinco projetos ao Ministério para produção de medicamentos biológicos especializados que vão demandar investimento em plantas produtivas, recursos humanos e tecnológicos, mas também fará com quem recursos financeiros venham para a cidade”, explicou o presidente do Instituto, Antônio Werneck. Todos os medicamentos serão produzidos por meio de parceria entre o Instituto e empresas privadas (Parceria para o Desenvolvimento Produtivo - PDP) e tem como objetivos a nacionalização da tecnologia de produção, redução dos custos e a independência de importação, de acordo com as metas definidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Para a produção, o Instituto Vital Brazil selecionou parceiros internacionais com expertise em biológicos e com plantas industriais e tecnologia apropriadas para a produção e transferência da tecnologia. As empresas parceiras serão a Samsung Bioepis, Mabion, Therapeutics Proteins International (TPI) e Daewoong que, juntas com o Instituto, trarão os medicamentos Adalimumabe, Infliximabe, Rituximabe, Filgrastima e Somatropina para o Brasil. Uma comissão técnica do Instituto fez visitas as fábricas das parceiras na Coreia, Polônia, Dinamarca, Bélgica e Estados Unidos.

“Em agosto, estivemos no Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, Câmara Setorial de Tecnologia, e debatemos os desafios e o desenvolvimento da biotecnologia no Rio de Janeiro. O Fórum ouviu sobre os projetos de biotecnologia do Instituto Vital Brazil e do Grupo Executivo do Complexo Industrial das Ciências da Vida do Estado do Rio de Janeiro - Geciv-RJ (Geciv) e os apoiou. A pauta de hoje é para organizarmos e definirmos um cronograma de trabalho. O Rio De Janeiro é muito competitivo na área de biotecnologia e precisamos discutir a melhor maneira para que empresas e laboratórios trabalhem junto ao estado para absorver estas tecnologias”, disse Werneck.

Fazer do Rio de Janeiro um polo de biotecnologia já é uma estratégia de Governo desde 2008 e visa o fortalecimento da política industrial, a promoção da produção local e o uso do poder de compra do Governo. Para desenvolver esse potencial, foram criados o Parque Tecnológico da Vida (2010) e o Grupo Executivo do Complexo Industrial das Ciências da Vida do Estado do Rio de Janeiro - Geciv-RJ (2011), ambos com a finalidade de elaborar, desenvolver e implantar políticas de fortalecimento do complexo produtivo e de inovação em ciências da vida.  Segundo Antônio Werneck, a intenção é montar uma rede voltada para a área de biotecnologia para se especializar nas diversas áreas e tornar o Estado do Rio referência na área. “O Rio de Janeiro abriga universidades, instituições de fomento, parques tecnológicos, institutos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e incubadoras que fazem da cidade o cenário ideal para que seja transformado em um cluster biotecnológico”, finaliza Werneck.

Instituto – O Instituto Vital Brazil é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.  


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda