Destaques

domingo, 21 de maio de 2017

Ministro da Saúde participa de reunião do G20 na Alemanha

Encontro reúne ministros da Saúde do bloco para discutir assuntos de interesse comum. Resistência antimicrobiana e emergências em saúde estão entre os temas prioritários

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participa da reunião de ministros da Saúde do G20, realizada em Berlim, na Alemanha. O encontro tem como objetivo o debate sobre temas de saúde prioritários para os países membros, e, este ano, terá como focos principais a resistência antimicrobiana e emergências em saúde. O evento aconteceu nesta sexta-feira (19) e sábado (20), e contará com uma simulação de emergência, bem como com um debate sobre resistência antimicrobiana.

O Brasil está engajado nas discussões sobre controle da geração de resistência antimicrobiana e participou da formulação do Plano de Ação Global de Ação para Resistência Antimicrobiana, da Organização Mundial da Saúde (OMS). O país se comprometeu com as ações para combater a propagação de infecções resistentes aos medicamentos antimicrobianos, tema prioritário para a saúde pública devido ao crescimento no número de bactérias resistentes.

Em âmbito nacional, já está em elaboração o Plano de Ação Nacional para a Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos para o período de 2018 e 2022, cujo planejamento estratégico será apresentado, a partir desta segunda-feira (22), na Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra (Suíça).

O plano define os principais objetivos para o enfrentamento nacional da resistência antimicrobiana, como aprimorar a formação e capacitação de profissionais e gestores, e propõe o diálogo integrado dos órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e ministérios da Saúde, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. O plano é dividido em três partes: Estratégico, Operacional e Monitoramento e Avaliação.

EMERGÊNCIAS EM SAÚDE – Já as emergências em saúde, outro tema escolhido para a reunião do G20 deste ano, serão abordadas por meio de uma simulação dividida em dois períodos, nos dias 19 e 20 de maio. O evento será conduzido por dois facilitadores: a professora Ilona Kickbusch, diretora de saúde global do Graduate Institute for International and Development Studies, em Genebra, e o professor David Heymann, diretor do Centre on Global Health Security at Chatham House.

Nas atividades, serão abordados diversos aspectos, como, por exemplo, “comunicação” – ou seja, como incentivar notificações em tempo hábil, segundo o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), e como a OMS pode compartilhar a informação com a comunidade internacional.

Também a “colaboração” será analisada, no que diz respeito as quais seriam os desafios e pontos positivos em receber/enviar equipes para avaliar a situação de emergência. A simulação também vai avaliar a “contribuição”, determinando como o G20 pode financiar ações de reposta, a “coordenação”, sobre como a OMS e outros atores podem melhor se coordenar.

Após a reunião do G20, o ministro Ricardo Barros segue para Genebra, na Suíça, onde participará da Assembleia Mundial da Saúde. Na ocasião, serão tratados diversos assuntos à saúde mundial e do país. O ministro também terá reuniões bilaterais e com os BRICS para debater possíveis cooperações.

 Por Priscila Silva, da Agência Saúde


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda