Destaques

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Curso de elaboração de projetos

O maior desafio para os atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) tem sido a busca permanente por recursos financeiros. Isso vale tanto para as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) públicas, que convivem há anos com a crônica deficiência financeira de seus orçamentos, quanto para as empresas do setor privado, especialmente as empresas de base tecnológica que precisam daquele capital inicial para alavancar os seus negócios.O curso, ora proposto pela ABIPTI, vem justamente ao encontro do propósito de se fortalecer a cultura de elaboração e gestão de projetos como uma alternativa fundamental para a captação de recursos financeiros necessários ao cumprimento dos planos e programas estratégicos.

Saber elaborar projetos com qualidade e consistência com método, elementos técnicos e indicadores de avaliação passou a ser indispensável para o sucesso das organizações públicas e privadas envolvidas com a pesquisa, ou com o desenvolvimento de produtos e processos inovadores.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
DA TEORIA À PRÁTICA
 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  I. OBJETIVO DO CURSO
  • Capacitar os participantes em relação aos principais conceitos, métodos e técnicas para a elaboração e gestão de projetos direcionados para as agências de fomento e instituições de apoio financeiro à CT&I (FINEP, CNPq, BNDES e FAPs).
II. DIFERENCIAL DO CURSO
  • Método presencial e dinâmico, mesclando teoria e prática, com aulas expositivas (slides e vídeos) e trabalho em equipe (oficina), possibilitando a aplicação dos conceitos e técnicas repassadas na estruturação de projetos de forma imediata.
 III. PÚBLICO ALVO
  • Empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores de empresas incubadas; analistas, pesquisadores e gestores de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).
  • Turmas de até 15 pessoas.
IV. CARGA HORÁRIA
Carga horária total de 24 horas (três dias), sendo:
  • Aulas teóricas (presencial / expositiva com slides e vídeos): 16 horas;
  • Oficina – Trabalho prático em equipe: 8 horas;
V. ETAPAS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º DIA
Aula expositiva (4 horas) – Contexto de CT&I no Brasil e Marco Legal
• Conceitos básicos aplicados à ciência, tecnologia e inovação;
• Competitividade, desenvolvimento sustentado, empreendedorismo e inovação;
• Contexto da inovação no Brasil;
• Marco legal e políticas de apoio à inovação;
• Sistema local de inovação e habitats de inovação; e
• Projetos e inter-relações com programas e políticas públicas de CT&I.
Aula expositiva (4 horas)
• Principais fontes e instrumentos de fomento e apoio financeiro à CT&I, nacionais e internacionais.

2º DIA
Aula expositiva (8 horas) – Metodologia de Elaboração e Gestão de Projetos
• Conceito de Projeto e “ciclo de vida” do Projeto;
• Motivação, planejamento, escopo e estruturação de um Projeto;
• Tipos de projetos, principais características e Fatores Críticos de Sucesso;
• Falhas comuns observadas na concepção e elaboração de Projetos;
• Iniciando a elaboração de um Projeto;
• Metodologias e ferramentas aplicáveis à elaboração dos projetos;
• Elementos básicos e roteiro simplificado de um Projeto (título, apresentação, justificativa, objetivos, metodologia, atividades, metas e indicadores, resultados esperados e impactos, orçamento e cronograma).
• Prestação de contas e finalização do Projeto.

3º DIA
Oficina – Trabalho prático / Grupos de até 5 alunos (4 horas)
• Oficina de Projetos – Exercício prático com trabalho em grupo (GTs) com vistas ao planejamento e estruturação de Projetos, segundo orientação a ser definida pelo instrutor.
Oficina / Finalização (4 horas)
• Continuação e finalização dos trabalhos práticos em grupo;
• Apresentação dos Projetos pelos Grupos;
• Avaliação crítica e discussão das propostas elaboradas pelos grupos constituídos a partir da Oficina;
• Lições aprendidas.

VI. RESULTADOS ESPERADOS
  • Entendimento dos conceitos básicos aplicados a Projetos de CT&I.
  • Ampliação (ou atualização) dos conhecimentos acerca da elaboração, execução, gestão e avaliação de Projetos.
  • Conhecimento sobre as principais fontes e mecanismos de fomento e apoio financeiro a Projetos de CT&I, disponíveis junto às agências governamentais.
VII. MATERIAL NECESSÁRIO PARA A OFICINA
  • Cada grupo deverá contar com um notebook, com o Programa MS Power Point e acesso à Internet.
 VIII. MATERIAL A SER DISPONIBILIZADO AOS ALUNOS
  • Apostila completa impressa para acompanhamento e anotações em sala de aula (com 2 slides por folha).
  • Pen-drive com conteúdo do curso, vídeos, e documentos diversos, incluindo bibliografia.
  • Certificado ABIPTI
 INSTRUTOR
 Félix Andrade da Silva – Economista e Especialista em Inovação Tecnológica. Exerce atualmente a função de Assessor da ABIPTI. Foi Sócio Diretor da Lidera Consultoria Empresarial entre 2014 e 2015. Entre 2011 e 2013 foi Diretor de Relações Interinstitucionais da ABIPTI. Tem colaborado com diversas instituições e agências como: Embrapa, CGEE, MCTI, CNPq, FINEP, UNESCO, BID, IICA, ABIPTI, SEBRAE e FAPs onde desenvolveu atividades de consultoria em Planejamento Estratégico, Projetos de Inovação, Parques Tecnológicos, Incubação de Empresas de Base Tecnológica e Qualificação de Tecnologias para o Mercado. Ministra cursos e treinamentos sobre Elaboração e Gestão de Projetos de C,T&I, Empreendedorismo, Plano de Negócios e EVTEs. Graduou-se em Ciências Econômicas pela AEUDF (1979) e possui Pós-Graduação em Inovação Tecnológica pelo CEFET-PR (1994) e Comércio Exterior pelo ICAT/AEUDF (1984). É professor dos cursos de Pós-Graduação em Inovação e Difusão Tecnológica (ABIPTI/CNPq) e Agronegócios (CESUT, Jataí/GO). Atuou em programas públicos federais como Proálcool, PACTI, PBQP e também no MERCOSUL. Trabalhou cerca de oito anos no SEBRAE Nacional, onde, foi responsável pela concepção e implementação do Programa SEBRAEtib.


CONTATOS:
TURMAS 2018
– Março – de 7 a 9;
– Abril – de 11 a 13.




0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda