Foram selecionados 45
trabalhos de todas as regiões do país inscritos na fase preliminar do
Laboratório de Inovação em Educação na saúde
A comissão de avaliação do
Laboratório de Inovação em Educação na Saúde finalizou a pré-seleção das 45
experiências inscritas na primeira fase, conforme previsto em edital, de um
total de 251 inscrições recebidas. Os trabalhos têm como foco a Educação
Permanente em Saúde. O objetivo do projeto é conhecer as inovações e as
experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos
trabalhadores e profissionais de saúde.
A reunião, que ocorreu nesta
quarta-feira (17), na sede do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), contou
com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde
(OPAS), do Ministério da Saúde, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade
Federal da Bahia (ISC/UFBA) e pesquisadores no tema.
“Foi uma satisfação para a
OPAS ver a mobilização das instituições de saúde para participar do Laboratório
de Inovação. Temos a certeza de que aprenderemos muito com as experiências e
vamos compartilhar o conhecimento no Brasil e com todos os países das
Américas”, ressalta a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas
para a Saúde da OPAS, Monica Padilla.
As 45 experiências são
provenientes de todas as regiões do país, com ampla participação de secretarias
estaduais e municipais de Saúde e de universidades, contemplam os três
eixos temáticos do Laboratório de Inovação, sendo que 16 delas tratam sobre o
eixo Integração ensino-serviço-comunidade, 13 abordam o tema Educação e
Práticas Interprofissionais e 15 são sobre Gestão da Política de Educação
Permanente em Saúde.
Entre os dias 20 a 22 de
janeiro, as instituições que enviaram experiências para o Laboratório de
Inovação poderão enviar recurso sobre o resultado da primeira fase de seleção,
por meio do endereço eletrônico labinovacao.eps@saude.gov.br.
Avaliação das experiências
Ao todo foram avaliadas 251
práticas que responderam ao chamado público do Laboratório de Inovação, sendo
que 47 delas foram desclassificadas por não apresentarem documentação exigida
na inscrição, não serem enquadradas como experiências em Educação Permanente em
Saúde, não terem sido aplicadas no Sistema Único de Saúde ou por duplicidade de
inscrição. Os critérios utilizados na avaliação levaram em consideração o
potencial inovador das experiências, o envolvimento de distintos parceiros,
atores e instituições, os indicadores, os resultados, se a experiência
considerou no seu desenvolvimento a necessidade do território, entre outros
pontos.
“Tivemos um número expressivo
de experiências no Laboratório o que demonstra o amadurecimento na área.
Recebemos práticas que apresentaram uma boa elaboração do conceito de Educação
Permanente em Saúde, com articulação e potencial para modificação de práticas
de trabalho. Estas 45 práticas pré-selecionadas conseguiram demonstrar maiores
resultados no processo de trabalho”, reflete Isabela Cardoso de Matos Pinto,
pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa Trabalho e Educação na Saúde
do Observatório de Análise Política em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva,
da Universidade Federal da Bahia.
Confira abaixo as experiências
pré-selecionadas:
Nome da Experiência
|
EixoTemático
|
Instituições
|
Município
|
Estado
|
A reorientação da formação por meio da educação
interprofissional e prática colaborativa – Pró-saude e PET Saúde
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Universidade Estadual de Maringá e Prefeitura Municipal
de Maringá- Secretaria de Saúde
|
Maringá
|
PR
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Apoio à implantação e implementação dos Núcleos de Apoio
a Saúde da Família (NASF) em uma região do Estado de São Paulo: a educação
permanente como instrumento para lidar com desafios e possibilidades das
práticas interprofissionais no campo da saúde cole
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Universidade Federal de São Carlos e Departamento
Regional de Saúde de Araraquara - DRSIII
|
São Carlos
|
SP
|
Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Regionais de Atenção
Integrada à Saúde/Sistemas de Saúde
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração
|
São Paulo
|
SP
|
Aprender trabalhando e trabalhar ensinando
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências
Médicas
|
Campinas
|
SP
|
Caminhos da Construção da Rede de Integração Ensino e
Serviço da SMS de Porto Alegre
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
|
Porto Alegre
|
RS
|
Cartilha didática como incentivo ao uso de chás, cuidados
com plantas tóxicas e pragas urbanas através do PET SAÚDE GRADUASUS
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e Universidade
Federal de Alagoas
|
Arapiraca
|
AL
|
Círculos de Leitura e Escrita Criativa - Encontros entre
a Literatura e os Processos de Cuidado em Saúde
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Grupo
Hispitalar Conceição (GHC)
|
Porto Alegre
|
RS
|
Coletividade e Protagonismo na Transformação do Trabalho
em Saúde
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOÂNIA – CAIS JARDIM
GUANABARA / HUMANIZAÇÃO / ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA - EMSP
|
Goiânia
|
GO
|
Conselho local e telessaúde-estratégias da PNEPS
implantadas em Porto Murtinho que necessitam de melhoria
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Fundo Municipal de Saúde de Porto Murtinho
|
Porto Murtinho
|
MS
|
Curso de acolhimento em Redes de Atenção a saude
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins
|
Palmas
|
TO
|
Curso de Ensino à Distância Promoção do Envolvimento dos
Homens na Paternidade e no Cuidado
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Instituto Promundo
|
Rio de Janeiro
|
RJ
|
Curso de Especialização em Direito Sanitário
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Instituto de Direito Sanitário Aplicado - IDISA
|
São Paulo
|
SP
|
Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da
Vulnerabilidade e Violência: Experiências na Residência Multiprofissional em
Saúde da Criança no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
|
Porto Alegre
|
RS
|
Educação interprofissional na interação universidade
serviço comunidade no SUS: narrativas de 15 anos da educação pelo trabalho
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Faculdade de Medicina de Botucatu e Secretaria Municipal
de Saúde de Botucatu do Estado de São Paulo
|
Botucatu
|
SP
|
E-MAIS: Educação permanente – Monitoramento e Avaliação
de Iniciativas em Saúde
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Prefeitura Municipal de Pelotas
|
Pelotas
|
RS
|
Empoderamento de lideranças por meio da ed. Profissional
para estimular processos de atenção odontológica
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Universidade Estadual de Maringá e Secretaria de Saúde do
Estado do Paraná
|
Maringá
|
PR
|
Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Universidade do Estado de Mato Grosso e Secretaria
Municipal de Saúde de Tangará da Serra
|
Tangará da Serra
|
MT
|
Experiência de Implantação do COAPES no município de
Londrina
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Autarquia Municipal de Saúde de Londrina
|
Londrina
|
PR
|
Farmácia Natural - Tenda da Saúde
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras
|
Balneário Piçarras
|
SC
|
Gestão fortalecida a partir da gestão compartilhada:
integrando saberes
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Hospital Infantil de Palmas Dr Hugo Rocha da Silva
|
Palmas
|
TO
|
Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede
de Atenção às Urgências (GEPPRAU)
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ
|
São Paulo
|
SP
|
Grupo de Trabalho: Notificação, Prevenção e Enfrentamento
da Violência na Saúde
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Secretaria Municipal de Saúde de São José
|
São José
|
SC
|
Inclusão digital dos ACS e ACE do estado de Goiás
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS e UNIVERSIDADE DE
BRASÍLIA
|
Goiânia
|
GO
|
Inovando práticas de prevenção e promoção da saúde a
partir da análise local de vulnerabilidades à saúde, no contexto do vírus
zika
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretaria
Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
|
Rio de Janeiro
|
RJ
|
LAB-AVC Serra Catarinense
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Agência de Desenvolvimento Regional- Gerencia de Saúde e
Uniplac
|
Lages
|
SC
|
LAB-MÃE SERRANA: EPS TRANSFORMANDO PRÁTICAS
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE LAGES - 26
REGIONAL DE SAÚDE DE LAGES e Secretaria Municipal da Saúde de LAGES
|
Lages
|
SC
|
LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
UFG
|
Jataí
|
GO
|
MOBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO
CONSELHO DE SAÚDE LOCAL EM CRATO-CE
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Universidade Regional do Cariri (URCA) e Secretaria
Municipal de Saúde do Crato
|
Crato
|
CE
|
Modelo visual de receituário para ed. continuada,
diminuição de uso de medicamentos.
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDO DO DISTRITO FEDERAL -
SES-DF e Universidade de Brasília
|
Brasília
|
DF
|
Núcleo de Apoio à Saúde Mental (NASME)
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba
|
Carmo do Paranaíba
|
MG
|
O SISTEMA DE REGULAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA SAÚDE NO
ESTADO DO CEARÁ
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ
|
Fortaleza
|
CE
|
Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental,
Gastronomia, Matemática e Cidadania
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
SANTA CATARINA e Serviços Organizados em Inclusão Social
|
Joinville
|
SC
|
Organização do Acesso Avançado na RAS Capela do Socorro e
RAS Parelheiros
|
II. Educação e Práticas Interprofissionais
|
Associação Saúde da Família
|
São Paulo
|
SP
|
Plano Diretor de Redes Hospitalares
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração
|
São Paulo
|
SP
|
Processos avaliativos de EPS em Sta Catarina-uma roda que
nunca parou de girar
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC)
e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
|
Florianópolis
|
SC
|
PRODUZINDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E APOIO
INSTITUCIONAL NOS MUNICÍPIOS DO DRS III DE ARARAQUARA
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Departamento
Regional de Saúde de Araraquara - DRS III
|
Ribeirão Preto
|
SP
|
PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA
EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ
|
Fortaleza
|
CE
|
Projeto interação ensino serviço comunidade-uma proposta
inovadora na educação do trabalho em saúde Porto Seguro BA
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro e
Universidade Federal do Sul da Bahia
|
Porto Seguro
|
BA
|
Projeto Refazendo as Trilhas da Educação Permanente em
Saúde na Planície Litorânea
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ e Primeira Diretoria
Regional de Saúde
|
Parnaíba
|
PI
|
Projeto: De Geração para Geração, Valorizando as Heranças
Culturais
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
SECRETARIA MUNICIPAL DE INDAIAL
|
Indaial
|
SC
|
Rede de Urgência e Emergência Baixada Santista: reduzindo
as barreiras de acesso
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Departamento
Regional de Saúde IV - Baixada Santista e Hospital Alemão Oswaldo Cruz
|
Santos
|
SP
|
REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO
INTEGRAL EM SAÚDE: Políticas, vivências, intervenções e qualificação
profissional
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
|
Paraíba
|
PB
|
Saúde Mental-construção da rede de cuidados e EPS
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Secretaria Municipal de Saúde - CAP 1.0
|
Rio de Janeiro
|
RJ
|
Sentidos do nascer
|
I. Integração ensino-serviço-comunidade
|
FAE - UFMG e Secretaria Municipal de Saúde de BH
|
Belo Horizonte
|
MG
|
Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT (Lésbicas, Gays,
Bissexuais, Travestis e Transgêneros)
|
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
|
Secretaria Municipal de Saúde de Salvador
|
Salvador
|
BA
|
Por NUCOM/SGTES
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