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sábado, 20 de janeiro de 2018

Ministério da Saúde e OPAS divulgam experiências exitosas para formação de profissionais de saúde

Foram selecionados 45 trabalhos de todas as regiões do país inscritos na fase preliminar do Laboratório de Inovação em Educação na saúde

A comissão de avaliação do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde finalizou a pré-seleção das 45 experiências inscritas na primeira fase, conforme previsto em edital, de um total de 251 inscrições recebidas. Os trabalhos têm como foco a Educação Permanente em Saúde. O objetivo do projeto é conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde.

A reunião, que ocorreu nesta quarta-feira (17), na sede do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), contou com a participação de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e pesquisadores no tema.

“Foi uma satisfação para a OPAS ver a mobilização das instituições de saúde para participar do Laboratório de Inovação. Temos a certeza de que aprenderemos muito com as experiências e vamos compartilhar o conhecimento no Brasil e com todos os países das Américas”, ressalta a coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS, Monica Padilla. 

As 45 experiências são provenientes de todas as regiões do país, com ampla participação de secretarias estaduais e municipais de Saúde e de universidades, contemplam os três eixos temáticos do Laboratório de Inovação, sendo que 16 delas tratam sobre o eixo Integração ensino-serviço-comunidade, 13 abordam o tema Educação e Práticas Interprofissionais e 15 são sobre Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde.

Entre os dias 20 a 22 de janeiro, as instituições que enviaram experiências para o Laboratório de Inovação poderão enviar recurso sobre o resultado da primeira fase de seleção, por meio do endereço eletrônico labinovacao.eps@saude.gov.br.

Avaliação das experiências
Ao todo foram avaliadas 251 práticas que responderam ao chamado público do Laboratório de Inovação, sendo que 47 delas foram desclassificadas por não apresentarem documentação exigida na inscrição, não serem enquadradas como experiências em Educação Permanente em Saúde, não terem sido aplicadas no Sistema Único de Saúde ou por duplicidade de inscrição.  Os critérios utilizados na avaliação levaram em consideração o potencial inovador das experiências, o envolvimento de distintos parceiros, atores e instituições, os indicadores, os resultados, se a experiência considerou no seu desenvolvimento a necessidade do território, entre outros pontos.

“Tivemos um número expressivo de experiências no Laboratório o que demonstra o amadurecimento na área. Recebemos práticas que apresentaram uma boa elaboração do conceito de Educação Permanente em Saúde, com articulação e potencial para modificação de práticas de trabalho. Estas 45 práticas pré-selecionadas conseguiram demonstrar maiores resultados no processo de trabalho”, reflete Isabela Cardoso de Matos Pinto, pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa Trabalho e Educação na Saúde do Observatório de Análise Política em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia.
Confira abaixo as experiências pré-selecionadas:
Nome da Experiência
EixoTemático
Instituições
Município
Estado
A reorientação da formação por meio da educação interprofissional e prática colaborativa – Pró-saude e PET Saúde
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Universidade Estadual de Maringá e Prefeitura Municipal de Maringá- Secretaria de Saúde
Maringá
PR
Apoio à implantação e implementação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) em uma região do Estado de São Paulo: a educação permanente como instrumento para lidar com desafios e possibilidades das práticas interprofissionais no campo da saúde cole
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Universidade Federal de São Carlos e Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRSIII
São Carlos
SP
Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Regionais de Atenção Integrada à Saúde/Sistemas de Saúde
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração
São Paulo
SP
Aprender trabalhando e trabalhar ensinando
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas
Campinas
SP
Caminhos da Construção da Rede de Integração Ensino e Serviço da  SMS de Porto Alegre
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
Porto Alegre
RS
Cartilha didática como incentivo ao uso de chás, cuidados com plantas tóxicas e pragas urbanas através do PET SAÚDE GRADUASUS
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e Universidade Federal de Alagoas
Arapiraca
AL
Círculos de Leitura e Escrita Criativa - Encontros entre a Literatura e os Processos de Cuidado em Saúde
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Grupo Hispitalar Conceição (GHC)
Porto Alegre
RS
Coletividade e Protagonismo na Transformação do Trabalho em Saúde
II. Educação e Práticas Interprofissionais
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE GOÂNIA – CAIS JARDIM GUANABARA / HUMANIZAÇÃO / ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA - EMSP
Goiânia
GO
Conselho local e telessaúde-estratégias da PNEPS implantadas em Porto Murtinho que necessitam de melhoria
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Fundo Municipal de Saúde de Porto Murtinho
Porto Murtinho
MS
Curso de acolhimento em Redes de Atenção a saude
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins
Palmas
TO
Curso de Ensino à Distância Promoção do Envolvimento dos Homens na Paternidade e no Cuidado
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Instituto Promundo
Rio de Janeiro
RJ
Curso de Especialização em Direito Sanitário
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Instituto de Direito Sanitário Aplicado - IDISA
São Paulo
SP
Educação e Práticas Interprofissionais na Temática da Vulnerabilidade e Violência: Experiências na Residência Multiprofissional em Saúde da Criança no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Porto Alegre
RS
Educação interprofissional na interação universidade serviço comunidade no SUS: narrativas de 15 anos da educação pelo trabalho
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Faculdade de Medicina de Botucatu e Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu do Estado de São Paulo
Botucatu
SP
E-MAIS: Educação permanente – Monitoramento e Avaliação de Iniciativas em Saúde
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Prefeitura Municipal de Pelotas
Pelotas
RS
Empoderamento de lideranças por meio da ed. Profissional para estimular processos de atenção odontológica
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Universidade Estadual de Maringá e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná
Maringá
PR
Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Universidade do Estado de Mato Grosso e Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra
Tangará da Serra
MT
Experiência de Implantação do COAPES no município de Londrina
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Autarquia Municipal de Saúde de Londrina
Londrina
PR
Farmácia Natural - Tenda da Saúde
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras
Balneário Piçarras
SC
Gestão fortalecida a partir da gestão compartilhada: integrando saberes
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Hospital Infantil de Palmas Dr Hugo Rocha da Silva
Palmas
TO
Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências (GEPPRAU)
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ
São Paulo
SP
Grupo de Trabalho: Notificação, Prevenção e Enfrentamento da Violência na Saúde
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Secretaria Municipal de Saúde de São José
São José
SC
Inclusão digital dos ACS e ACE do estado de Goiás
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS e UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Goiânia
GO
Inovando práticas de prevenção e promoção da saúde a partir da análise local de vulnerabilidades à saúde, no contexto do vírus zika
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Universidade Federal do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
RJ
LAB-AVC Serra Catarinense
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Agência de Desenvolvimento Regional- Gerencia de Saúde e Uniplac
Lages
SC
LAB-MÃE SERRANA: EPS TRANSFORMANDO PRÁTICAS
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE LAGES - 26 REGIONAL DE SAÚDE DE LAGES e Secretaria Municipal da Saúde de LAGES
Lages
SC
LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR EM OBESIDADE
II. Educação e Práticas Interprofissionais
UFG
Jataí
GO
MOBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONSELHO DE SAÚDE LOCAL EM CRATO-CE
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Universidade Regional do Cariri (URCA) e Secretaria Municipal de  Saúde do Crato
Crato
CE
Modelo visual de receituário para ed. continuada, diminuição de uso de medicamentos.
I. Integração ensino-serviço-comunidade
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDO DO DISTRITO FEDERAL - SES-DF e Universidade de Brasília
Brasília
DF
Núcleo de Apoio à Saúde Mental (NASME)
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba
Carmo do Paranaíba
MG
O SISTEMA DE REGULAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ
I. Integração ensino-serviço-comunidade
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ
Fortaleza
CE
Oficina de Integração Mexendo a Cuca: Saúde Mental, Gastronomia, Matemática e Cidadania
I. Integração ensino-serviço-comunidade
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA e Serviços Organizados em Inclusão Social
Joinville
SC
Organização do Acesso Avançado na RAS Capela do Socorro e RAS Parelheiros
II. Educação e Práticas Interprofissionais
Associação Saúde da Família
São Paulo
SP
Plano Diretor de Redes Hospitalares
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Associação do Sanatório Sírio – Hospital do Coração
São Paulo
SP
Processos avaliativos de EPS em Sta Catarina-uma roda que nunca parou de girar
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
Florianópolis
SC
PRODUZINDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E APOIO INSTITUCIONAL NOS MUNICÍPIOS DO DRS III DE ARARAQUARA
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRS III
Ribeirão Preto
SP
PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO NA REDE SESA: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM DA PROFISSÃO UM ESTÁGIO PARA A VIDA
I. Integração ensino-serviço-comunidade
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DO CEARÁ
Fortaleza
CE
Projeto interação ensino serviço comunidade-uma proposta inovadora na educação do trabalho em saúde Porto Seguro BA
I. Integração ensino-serviço-comunidade
Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro e Universidade Federal do Sul da Bahia
Porto Seguro
BA
Projeto Refazendo as Trilhas da Educação Permanente em Saúde na Planície Litorânea
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ e Primeira Diretoria Regional de Saúde
Parnaíba
PI
Projeto: De Geração para Geração, Valorizando as Heranças Culturais
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
SECRETARIA MUNICIPAL DE INDAIAL
Indaial
SC
Rede de Urgência e Emergência Baixada Santista: reduzindo as barreiras de acesso
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - Departamento Regional de Saúde IV - Baixada Santista e Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Santos
SP
REDUÇÃO DE DANOS COMO ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO E CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE: Políticas, vivências, intervenções e qualificação profissional
I. Integração ensino-serviço-comunidade
UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Paraíba
PB
Saúde Mental-construção da rede de cuidados e EPS
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde - CAP 1.0
Rio de Janeiro
RJ
Sentidos do nascer
I. Integração ensino-serviço-comunidade
FAE - UFMG e Secretaria Municipal de Saúde de BH
Belo Horizonte
MG
Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros)
III. Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde
Secretaria Municipal de Saúde de Salvador
Salvador
BA

Por NUCOM/SGTES


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