Destaques

quinta-feira, 22 de março de 2018

Tedros Adhanom conhece unidades de saúde em Brasília e recebe medalha Oswaldo Cruz


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez uma vista nesta quarta-feira (21) ao Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Ele conversou com pacientes, voluntários, profissionais de saúde e conheceu a estrutura do hospital, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é totalmente integrado à rede de atenção primária. “Sem exagero, esse hospital poderia servir de modelo para outros países, um modelo para o mundo”, afirmou Tedros.

Depois, dirigiu-se à Unidade Básica de Saúde 1 de Itapoã, no Distrito Federal. No espaço, conheceu, entre outros, a sala de vacinação, o atendimento odontológico, a organização da assistência por equipes de saúde e o trabalho dos agentes comunitários de saúde.

Durante a visita, o diretor-geral da OMS perguntou ao agente comunitário de saúde Lutero Tavares como é o dia a dia na unidade de saúde. O profissional respondeu que, em um dia típico, costuma ir às casas das pessoas e checar se estão com todas as vacinas em dia. Além disso, oferece orientações sobre estilos de vida saudáveis e como evitar fatores de risco para doenças.

Mais cedo, Tedros recebeu do presidente do Brasil, Michel Temer, a medalha de mérito Oswaldo Cruz na categoria ouro em reconhecimento aos serviços prestados à saúde pública brasileira. A honraria também foi entregue à Mariângela Batista, diretora Geral Assistente para Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos da OMS, e para a própria Organização Mundial da Saúde.



A premiação é inspirada em um dos mais reconhecidos cientistas e sanitaristas brasileiros e homenageia pessoas que se destacam no campo das atividades científicas, educacionais, culturais e administrativas para a saúde individual e coletiva dos cidadãos brasileiros.

Em fevereiro, a medalha já havia sido entregue ao representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Joaquín Molina. Na semana passada, a condecoração foi recebida pela diretora OPAS, Carissa F. Etienne, que esteve no país para assinatura de acordos e reuniões com autoridades nacionais e internacionais.

Câmara dos Deputados
De manhã, Tedros discursou na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele destacou que a saúde universal deve ser um tema priorizado pelos países e declarou que o Brasil possui um sistema de saúde capaz não apenas de garantir as necessidades cotidianas da população, mas também de se defender contra surtos.

“Vimos isso muito claramente no recente surto de febre amarela. Felicito o governo brasileiro por sua rápida resposta, que salvou muitas vidas”, pontuou, destacando o importante papel do país na produção de vacinas contra a doença.

Foto 1: Karina Zambrana/OPAS/OMS
Foto 2: Erasmo Salomão/MS


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda