Destaques

terça-feira, 23 de abril de 2019

MINISTRO CRITICA MOVIMENTO ANTIVACINAS E AFIRMA QUE MITOS DEVEM SER COMBATIDOS


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançou em Cuiabá, no fim da manhã desta segunda (22), a 17ª Semana de Vacinação nas Américas (SVA).

Durante o discurso de lançamento da 17ª Semana de Vacinação nas Américas, em Cuiabá, o Ministro pede conscientização afirmando que, em relação às campanhas de imunização, uma das maiores dificuldades enfrentadas na atualidade são os movimentos antivacinas.

Lançando oficialmente a segunda etapa de vacinações contra Influenza (gripe), com a meta de cobertura para praticamente 60 milhões de pessoas, incluindo a populações dos países vizinhos, como Paraguai, Costa Rica, Colômbia, Bolívia e Argentina, ampliando o acesso para os grupos prioritários, dentre eles os idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 após o parto); pacientes com doenças crônicas, populações encarceradas, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, e funcionários do sistema prisional, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, comunidades indígenas, profissionais que trabalham no segmento em todos os estados brasileiros, além de disponibilizar a vacina para os países vizinhos, o Ministro destacou que a ação conjunta tem o objetivo de proteger as comunidades e eliminar surtos de doenças imunopreveníveis nas Américas.

O combate a desinformação, que divulga falsas notícias com supostos riscos causados pela imunização se transforma e uma das maiores missões nas campanhas de vacinação. Muitos pais influenciados pelas falsas informações desistem de vacinar os filhos.

“Em ciência, a gente só combate mitos com verdades. A ciência é feita de verdades. As teorias e especulações são respondidas pelos cientistas nos congressos e nas publicações. Na história da civilização em saúde, não há nada tão dramático para evitar morte como o encontro do ser humano com a vacina”, ressaltou o ministro.

Destacou que os mais jovens “não têm filtro pessoal” e acreditam em supostos malefícios das vacinações. “Abrem a internet e acreditam que tudo o que está na internet, de alguma maneira, é verdadeiro. A gente vê, infelizmente, que muitos pais e mães com ignorância, por acreditar naquela fonte, deixam de se vacinar e de levar seus filhos e perdem a criança ou o adolescente para doenças perfeitamente controláveis com vacinas”, afirmou.

O governador Mauro Mendes incentivou o comprometimento da sociedade ao afirmar que não adianta o governo fazer campanha, se a população não comparecer e não levar seus filhos aos postos de vacinação. O ministro, que é médico imunizou o governador durante o lançamento da campanha em Cuiabá.

O evento - que começou às 11h, com duas horas de atraso, terminou às 14h -contou com a presença do governador Mauro Mendes (DEM), do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), da presidente interina da Assembleia, Janaína Riva (MDB), do senador Wellington Fagundes (PR) e do presidente da Câmara, Misael Galvão (PSB), além do ministro.

A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A novidade na campanha foi a inclusão de profissionais das forças de segurança e salvamento, que totalizam cerca de 900 mil pessoas em todo o Brasil, no público-prioritário.

A Semana de Vacinação nas Américas é realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e, neste ano, ocorre entre 20 e 27 de abril. Durante a Semana, os países americanos são incentivados a promover ações de vacinação. Essa é a segunda vez que o Brasil recebe o evento.

O lema de 2019 é “Proteja sua comunidade. Faça sua parte. #VacineSe”. A ideia é lembrar ao público em geral que todos têm um papel importante em apoiar a vacinação.

Com informações RD News, Foto - Rodinei Crescêncio


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda