Destaques

terça-feira, 1 de outubro de 2019

TERMO DE COOPERAÇÃO 59 ENTRE O MINISTÉRIO DA SAÚDE E A OPAS PARA ACOMPANHAMENTO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DA SAÚDE


O termo de cooperação TC 59 firmado entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), teve início em 2009 com prazo previsto para término em dezembro de 2019, tem como principal objetivo de cooperar é apoiar a formulação, implementação e avaliação de políticas e programas para estruturação e fortalecimento do Complexo Industrial da Saúde (CIS), em nível nacional e internacional, abrangendo as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e propriedade intelectual em saúde.

O Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS) é caracterizado por setores industriais de base química e biotecnológica (fármacos, medicamentos, imunobiológicos, vacinas, hemoderivados e reagentes) e de base mecânica, eletrônica e de materiais (equipamentos mecânicos, eletrônicos, próteses, órteses e materiais). Esses setores industriais relacionam-se com os serviços de saúde (hospitais, serviços de saúde e de diagnóstico) em dinâmica permanente de interdependência e de interação com a sociedade e o Estado na busca de oferta de serviços e produtos em saúde.

A redução da vulnerabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cumprimento dos princípios do SUS perpassam, necessariamente, o aproveitamento do potencial econômico e social do Complexo Econômico Industrial da Saúde, viabilizado, dentre outras estratégias, pela utilização do poder de compra do Estado na área. Ainda, destaca-se o papel indutor que o Estado desempenha na dinâmica do CIS. Isso por que as instâncias gestoras do SUS nas três esferas (federal, estadual e municipal) atuam nas diferentes áreas da saúde, dentre elas na formulação de políticas, no financiamento das ações, na regulação, na prestação de ações e serviços de saúde e, em alguns casos, na produção de tecnologias de uso em saúde.

O Ministério da Saúde fomenta a produção pública de tecnologias estratégicas para o SUS e consolida a estratégia nacional de fomento, desenvolvimento e inovação no âmbito do CIS, por meio do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECIIS/SCTIE).

Na perspectiva estratégica, o CIS é um vetor estruturante da agenda nacional de desenvolvimento econômico, social e sustentável, reduzindo a vulnerabilidade do acesso à saúde.

Desde o início do Termo de Cooperação a contraparte com o MS foi realizada através do DECIIS. A partir do Decreto nº 9.795 de 17 de maio de 2019 o governo Bolsonaro aprovou a nova estrutura regimental, o quadro de cargos em comissão e as funções de confiança do Ministério da Saúde, extinguindo o Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde – DECIIS, responsável pela implementação de políticas públicas destinadas ao fortalecimento do complexo industrial assim como pelo monitoramento da Política Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde (PNITS).

O Decreto nº 8.816 de 31 de maio de 2019, incorporou as atribuições do DECIIS ao Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGTIS) e na Coordenação-Geral do Complexo Industrial da Saúde, mesmo assim, o Termo de Cooperação foi mantido no âmbito da SCTIE para dar continuidade as ações e atividades previstas no objeto.

Uma pauta recorrente neste período foi a discussão sobre o desenvolvimento da Política Nacional de Inovação Tecnológica na Saúde (PNITS), e a regulamentação do Decreto n. 9245/2017 que trata das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

As ações programadas no âmbito da Política Nacional de Inovação Tecnológica na Saúde – PNITS, desenvolvidas sobre as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo - PDP no âmbito da saúde, compõem a agenda de desenvolvimento nacional, induzindo a transferência e absorção de tecnologia de empresas farmacêuticas líderes em produtos inovadores e patenteados para a REDE de laboratórios públicos produtores de medicamentos e insumos estratégicos adensando toda cadeia, multiplicando os efeitos positivos sobre outros setores da economia nacional.

O Relatório Técnico TC 59 – 2019, completo pode ser encontrado, em anexo, onde a OPAS responde, avalia e comenta um conjunto de metas pré-estabelecidas pelo programa que já demandou recursos repassados: US$ 27,006,717.13, dos quais foram desembolsados: US$ 24,227,553.69

Com informações do TC - OPAS

Anexo:



0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda