Destaques

quinta-feira, 11 de março de 2021

Conexão Brasília com o jornalista Olho Vivo Edmar Soares

 

-- Brasília, 11 de março 

-- PEC Emergencial: A sessão que vai votar a Proposta de Emenda à Constituição Emergencial em segundo turno ficou para hoje às 10h00. Ontem, o governo fechou acordo para tirar permitir progressão e promoção de servidores dos gatilhos de contenção de despesas e evitar uma desidratação maior. O presidente Jair Bolsonaro comentou que, apesar disso, o “coração” da PEC estava sendo mantido.

-- Gatilhos: Continua na PEC Emergencial a proibição de fazer concursos públicos em crises fiscais, aumentar despesas acima da inflação, conceder benefícios e incentivos tributários, renegociar dívidas e criar programas ou linhas de financiamento vinculadas a subsídios. Foi mantido o limite de R$44 bilhões ao auxílio emergencial.

-- Efeito Lula: Sob pressão e ameaças de policiais, sua principal base eleitoral, Bolsonaro precisou negociar um acordo de última hora, após já ter sido convencido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, a concordar em manter o texto. A Folha de S. Paulo informa que o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impactou a decisão de Bolsonaro.

--Lula: No primeiro discurso após ter suas sentenças na Lava Jato anuladas, o ex-presidente não se colocou como candidato em 2022, mas falou como tal e fez fortes ataques aos mercados, às privatizações e à política de preços da Petrobras. O petista também falou que pode discutir uma frente contra Bolsonaro, mas não agora.

-- Reação: Bolsonaro respondeu ao discurso de Lula com ataques aos governadores do PT e ao chamado lockdown. As críticas, diante de apoiadores no Palácio da Alvorada, foram feitas menos de três horas após o presidente indicar mudança de tom em relação à pandemia, usando máscara.

-- Congresso: O Senado aprovou ontem o projeto que transforma o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte em política permanente e oficial de crédito, a nova Lei de Licitações e a medida provisória que aumentou de 35% para 40% o limite da margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

Edmar Soares

DRT 2321


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda