Destaques

sexta-feira, 26 de março de 2021

Anvisa autoriza Butantan a iniciar testes com vacina brasileira contra a Covid-19


Diretor do Butantan, Dimas Covas dará mais detalhes dos testes com a ButanVac, vacina brasileira contra a Covid-19 que será testada inicialmente em 1.800 pacientes

Por Plinio Teodoro-https://revistaforum.com.br/

O Instituto Butantan recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes em humanos de uma vacina contra o Coronavírus 100% nacional, desenvolvida pelos pesquisadores da instituição, maior produtora de imunizantes do Brasil e que, junto com o laboratório chinês Sinovac, é responsável pela CoronaVac, que vem sendo utilizado no plano nacional de imunização.

O anúncio foi feito pelo diretor do instituto, Dimas Tadeu Covas, nesta quinta-feira (26) pelo Twitter. O imunizante se chama ButanVac e foi desenvolvido pelo instituto, que lidera um consórcio internacional do qual ele é o principal produtor.

“A aprovação, ontem, pela Anvisa do estudo clínico com o soro traz uma nova perspectiva de tratamento para a doença. Nós vamos começar rapidamente a testar esse soro em um pequeno grupo de pacientes e, testanto a eficácia e a eficiência, disponibilizar isso para o país. Então, foi muito importante a aprovação de ontem na Anvisa”, diz Covas, que dará detalhes dos testes em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26).

Segundo informações disponibilizadas pelo próprio Butantan, o soro anti-Covid do Butantan funciona como uma “vacina instantânea”. “É um concentrado de anticorpos que, aplicado no paciente já infectado, gera resposta imune imediatamente. Nesse momento difícil da pandemia, é uma conquista para a ciência e para a saúde”.

O soro deve ser testado, inicialmente, em 1.800 pacientes. A autorização foi condicionada a um Termo de Compromisso que prevê a entrega de informações complementares. Isso significa que, para o início do estudo, o Butantan ainda deverá apresentar as informações complementares que não foram integralmente disponibilizadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda