Destaques

sexta-feira, 26 de março de 2021

Vacinas contra a Covid-19 não são intercambiáveis

A Anvisa alerta para que a administração da primeira e da segunda doses da vacina contra a Covid-19 seja realizada com vacinas do mesmo fabricante.

A Anvisa alerta os profissionais de saúde e a população para que a administração da primeira e da segunda doses da vacina contra a Covid-19 seja realizada com vacinas do mesmo fabricante.

Não existe, até o momento, informação sobre intercambialidade* entre as vacinas utilizadas no Brasil, ou seja, não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda dose produza resposta imune ao Sars-CoV-2.

A identificação dessa troca entre a primeira e a segunda dose da vacina deve ser informada às autoridades de saúde.

Orientação aos usuários

Ao detectarem a troca de fabricantes entre as duas doses da vacina, comuniquem imediatamente à equipe de saúde e levem o cartão de vacinação.

Profissionais de saúde

Registrem a ocorrência no sistema e-SUS Notifica.

Orientação aos fabricantes

Registrem a ocorrência no sistema VigiMed e ativem o sistema de farmacovigilância para o acompanhamento do caso, cujas informações devem integrar o Sumário Executivo e o Relatório Periódico de Benefício-Risco.

*Produto farmacêutico intercambiável: equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.

Anvisa

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda